VAREJO

Colombo: AX começou a rodar 222c3f

Microsoft ganha um cliente vitrine para o seu ERP, que ainda tem uma base pequena de usuários no Brasil. 5x3q4g

31 de janeiro de 2014 - 14:36
Rede varejista adota solução da Microsoft. Foto: divulgação.

Rede varejista adota solução da Microsoft. Foto: divulgação.

A Lojas Colombo, rede varejista gaúcha com sede em Farroupilha, começou a rodar em janeiro do sistema de gestão Dynamics AX, da Microsoft.

Com o final da implementação, que teve consultoria da GSW, com sede em São José dos Campos, a Microsoft ganha um cliente vitrine para o seu ERP, que ainda tem uma base pequena de usuários no Brasil.

“O Dynamics AX é um ERP relativamente novo no mercado brasileiro, especialmente em empresas do porte da Lojas Colombo, porém, vem com uma experiência bastante significativa e de sucesso em muito países”, destaca Gilberto Galafassi, diretor istrativo e financeiro da Colombo.

Até agora, o foco foi a substituição do back office da matriz, antes uma ferramenta de desevolvimento interno.

Na próxima etapa, a mudança ocorrerá nos Centros de Distribuição da empresa, onde também será implantado o sistema de gerenciamento de armazéns (WMS, na sigla em inglês) da Microsoft.

Ainda está prevista uma terceira etapa, que ocorrerá paralelamente à operação do WMS, que consistirá na substituição do sistema nas 260 filiais localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que deverá ser concluída no próximo ano.

O projeto de implementação do ERP na Colombo começou na verdade em 2010, quando a rede fechou um contrato com a também paulista MSBS Tridea, no momento o maior parceiro da Microsoft no mercado de sistemas empresariais no país.

Segundo explica Galafassi, algum tempo após o início do projeto, a Microsoft fez o lançamento mundial da versão 6.0, com mudanças importantes na estrutura do ERP, o que levou a diretoria da companhia a optar por adiar a implementação.

A iniciativa ficou parada até oito meses atrás, enquanto a multinacional fazia as adaptações no seu novo ERP para rodar com as regras fiscais e tributárias do Brasil.

No meio tempo, a MSBS Tridea, resultado da fusão de um parceiro especializado em ERP da Microsoft (a MSBS) e outro focado em CRM (a Tridea), saiu do mercado de sistemas de gestão, o que levou à entrada da GSW no projeto.

Apesar de todas as indas e vindas, a Colombo não foi prejudicada, assegura Galafassi.

“Mais importante do que o tempo do projeto foi o planejamento e entrada em produção, que não deixou a operação da companhia parada por nenhum dia, nenhuma venda deixou de ser feita pela entrada do projeto em produção”, conclui o executivo.

Leia mais 6z23s

Herval é a compradora da Colombo? 554q19

Há 4867 dias
E-COMMERCE DE RUA

Colombo estreia loja física para web 2k1z5p

Há 4807 dias
MAIS APPLE

iPlace: rumo às 31 lojas no Brasil 6f194a

Há 4715 dias
E-COMMERCE

TaQi: nova .com para crescer dobrado k4bf

INDÚSTRIA

BMW: fábrica em SC para triplicar vendas gm50

SAÍDA

Colombo vende lojas de SP e MG j39y

ERP

Dot.Soft reforça Dynamics AX em POA 43n1e

MS DYNAMICS AX

Sem MSBS, Tridea ruma a R$ 40 milhões 2u4v4u

AUTOMOTIVO

Carglass vai de Dynamics AX com i9 3f3p1n

ERP

4Results abre unidade em ville 361420

NA AERODINÂMICA

Lotus F1 vai de Microsoft Dynamics AX 6y1f2i

ERP

Fiep adota Dynamics AX da Microsoft 2v6k2f