DICAS

5 prompts para devs de todos os níveis 6adt

Quer usar ChatGPT para programar? Pergunte-me como. 5f1h5u

12 de março de 2025 - 10:38
Fabrício Carraro (Foto: Divulgação)

Fabrício Carraro (Foto: Divulgação)

Documentar código pode parecer uma tarefa burocrática, mas é essencial no dia a dia de um desenvolvedor. Um código bem documentado não apenas facilita a manutenção, como também garante que outros profissionais compreendam sua lógica e possam evoluí-lo sem retrabalho. 

Para tornar essa ação mais eficiente, a inteligência artificial (IA) entrou em cena, trazendo mais agilidade e reduzindo o tempo gasto com documentação. Com a IA, é possível gerar descrições precisas e padronizadas, permitindo que os desenvolvedores foquem no que realmente importa: escrever código de qualidade.

Ferramentas como Copilot (Microsoft), ChatGPT (OpenAI) e Gemini (Google) já se tornaram grandes aliadas na automação da documentação de código. Elas podem explicar trechos de código, sugerir refatorações, adicionar contexto e até gerar diagramas de fluxo, tornando o processo mais ágil e preciso. Quando treinadas e integradas ao fluxo de trabalho da empresa, essas IAs se tornam ainda mais eficientes, adaptando-se às necessidades específicas dos desenvolvedores e da organização.

Quer ver a IA em ação? Experimente uma das diversas opções disponíveis e teste um dos prompts abaixo em um projeto real.

  • "Explique este código como se eu tivesse 5 anos de idade e sugira melhorias para torná-lo mais eficiente e legível."

Esse comando é ideal para ajudar desenvolvedores juniores a entenderem a lógica por trás do código e identificar pontos de refatoração.

  • "Gere uma docstring detalhada para esta função seguindo o padrão [Google/Python/JSdoc]."

Automatiza a criação de descrições completas, com parâmetros, tipos de retorno e exceções, garantindo consistência e facilitando a manutenção.

  •  "Analise este erro e sugira possíveis causas e soluções."

Além de identificar falhas, esse comando acelera o processo de debugging ao oferecer insights valiosos para a resolução do problema.

  • "Crie um resumo técnico deste código, destacando os principais componentes e sua funcionalidade."

Perfeito para obter uma visão macro da estrutura do código, auxiliando na compreensão de como os módulos interagem e qual o propósito de cada um.

  • "Sugira refatorações para melhorar a estrutura deste código sem alterar sua lógica."

Esse comando ajuda a quebrar funções monolíticas em rotinas menores e mais encapsuladas, elevando a legibilidade e a organização do projeto.

Importância da ação humana
É fácil perceber o quanto a IA pode ser uma aceleradora da documentação de códigos. No entanto, é sempre bom lembrar que o “toque humano” continua insubstituível. 

Documentar é mais do que escrever códigos; é fazer escolhas e construir estratégias. Nenhuma tecnologia terá essa sensibilidade ou mesmo a capacidade de traduzir dados ligados à tarefa que sejam muito complexos, os quais só pessoas capacitadas e completamente integradas ao dia a dia da empresa podem fazer.

Basta olharmos para as novas demandas do mercado para entendermos esse cenário. A BairesDev aponta que o machine learning é uma das habilidades mais requisitadas pelas organizações em 2025. Além disso, a companhia revela um aumento de 77% na valorização de profissionais que possuem conhecimentos em infraestrutura de dados, que é a base para a organização, o armazenamento e o processamento das informações usadas pela IA.

No processo de revisão de código, nenhum chatbot substitui o olhar crítico e a experiência de desenvolvedores qualificados do time. Afinal, a IA não é infalível e pode cometer erros sutis que apenas um profissional experiente consegue identificar. Além disso, independentemente da disponibilidade da equipe, a revisão humana já é uma etapa essencial para garantir a qualidade e a manutenção do código.

Diante disso, surge a pergunta: a IA vai resolver 100% dos desafios dos desenvolvedores ou de qualquer outro profissional? A resposta é não. No entanto, ela pode ser uma poderosa aliada, ajudando a minimizar esforços em tarefas repetitivas e permitindo que os especialistas foquem no que realmente importa: aplicar seu conhecimento único para criar soluções inovadoras.

*Por Fabrício Carraro, Program Manager da Alura.

Leia mais 6z23s

GESTÃO

Você conhece seus riscos humanos? 502fc

Há 91 dias
DEI

Navegando em mercados polarizados 6421p

Há 128 dias
PLANOS

Quer começar um projeto complicado? 4qa1r

Há 128 dias
NEGÓCIOS

Prospecção relacional no mercado de TI b324m

MERCADO

Conexão: o alicerce de vendas 31443r

VENDAS

O dono é o primeiro vendedor 3i602z