
Jovens querem empreender. Foto: flickr.com/photos/quinnanya
A pesquisa Empreendedorismo em Universidades Brasileiras revela que de cada dez estudantes, seis querem empreender. O estudo foi realizado pela Endeavor, organização internacional sem fins lucrativos que pretende promover empreendedorismo de alto impacto.
Conforme o levantamento, 6.215 universitários de 46 instituições de todas as regiões do país responderam perguntas referentes à sua exposição ao empreendedorismo, suas aspirações, confiança em suas capacidades e resultados que esperam ao abrir uma empresa.
Os homens tendem a ser mais empreendedores do que as mulheres: 67,5% manifestaram este desejo contra 51,7% do sexo oposto.
Entre os entrevistados, 38,1% afirmaram que dedicam algum tempo estudando como iniciar um novo projeto e somente 24,4% economizam dinheiro para esse fim.
Ter emprego remunerado em empresas startups ou em estágio inicial também pode contribuir para o desempenho do futuro empreendedor, 70% dos entrevistados que já tiveram experiências como essas relataram estar mais confiantes.
A pesquisa também aponta que 62,8% dos pais dos universitários que já empreendem possui um negócio próprio, além disso, para 60,2% dos alunos, a opinião dos pais é considerada “importante” ou “extremamente importante”.
E NA UNIVERSIDADE?
Conforme divulgado, a confiança do aluno em empreender está ligada diretamente à participação de cursos de empreendedorismo durante o período da graduação.
Os professores das 46 universidades responderam a um questionário que apontou que 76,1% das instituições analisadas oferecem alguma disciplina de empreendedorismo na graduação - a média mundial, segundo a Endeavor, é de 24,8%.
Um número destacado pela pesquisa é de que 89,1% das instituições recebem palestrantes convidados a falar sobre empreendedorismo.
Por outro lado, apenas 39,7% dos estudantes afirmaram que já cursaram uma disciplina ligada a empreendedorismo.