TÁ NA REDE

6,4 milhões de senhas vazam do LinkedIn 1k312

Vazamento foi confirmado pela rede social através do Twitter. Número é investigado. 155h2j

06 de junho de 2012 - 13:28
Brecha no LinkedIn está sendo investigada. Foto: flickr.com/photos/strangnet

Brecha no LinkedIn está sendo investigada. Foto: flickr.com/photos/strangnet

Um fórum digital russo foi usado nessa quarta-feira, 06, para divulgar cerca de 6,4 milhões de senhas do LinkedIn, estimam analistas de segurança – atingindo 4,3% da base de usuários do site de relacionamentos voltado para o público profissional.

O vazamento foi confirmado pela rede social através do Twitter. Em pronunciamento no microblog, o LinkedIn disse que está investigando o incidente, sem confirmar o número de afetados.

Segundo o blog oficial do site, usuários afetados notarão que suas senhas não estão mais válidas, e receberão uma mensagem, sem links, apenas instruções, sobre como recuperar a conta.

"Por razões de segurança, você nunca deve alterar sua senha a partir de links enviados em e-mails", recomenda Vicente Silveira da equipe do LinkedIn.

A rede social diz ainda que um segundo e-mail, do e ao cliente, será enviado aos usuários afetados com mais informações sobre procedimentos de segurança para um retorno seguro às contas.

Nenhum usuário ou grupo de hackers assumiu a autoria da divulgação dos dados, e o site não confirma que tenha ocorrido algum problema de segurança.

Em um acontecimento que pode ser relacionado ou não leitores relatam que receberam phishing usando o mesmo layout dos e-mails originais enviados pelo LinkedIn após trocar a senha.

A empresa de segurança finlandesa CERT-FI está alertando para a possibilidade dos hackers terem o aos endereços de e-mail dos usuários, memo que apareçam encriptados.

Tem sido relatado que as senhas foram criptografadas usando o algoritmo SHA-1, conhecido por suas falhas. Mas ao menos que a senha seja fraca, pode demorar um tempo para se decifrar o cache restante.

Segundo analistas de segurança, é aconselhável que os usuários renovem suas senhas, ando a área de "Configurações", presente no canto superior direito da página.

Criada em maio de 2003, o LinkedIn – avaliado em mais de US$ 3 bilhões – caiu na graça dos jovens e atualmente é referência entre profissionais que buscam oportunidades.

A rede conta com 150 milhões de usuários em todo o mundo.

Hoje, o site tem 6 milhões de pessoas cadastradas no Brasil, que atualmente ocupa o quarto lugar em audiência na rede social, atrás de Estados Unidos, Reino Unido e Índia.

Para o analisa Jochem Binst, diretor de comunicação corporativa da Vasco, o episódio mostra a importância de usar sistemas para manter as senhas seguras.

“Pesquisas mostram que uma pessoa comum emprega, em média, cerca de seis diferentes senhas estáticas para suas contas sociais, e-mails e outras aplicações. A questão agora é como manter em segurança toda a informação sensível contida nessas contas", diz Binst.

Uma opção, acrescenta o executivo, é o uso de autenticação forte na nuvem para adicionar um novo nível de segurança a essas operações.

Leia mais 6z23s

LinkedIn tem ferramenta para seguir empresas 1w235c

Há 4838 dias

LinkedIn abre escritório no Brasil 5ri2b

Há 4929 dias
CV MOBILE

LinkedIn lança versão para iPad 2u1234

LinkedIn: receita dobra mas lucro sobe pouco 5j5n36

PPT

LinkedIn compra Slideshare por US$ 119 mi g1gz

NOVA SEMENTE

Sequoia Capital pode abrir no Brasil 683b2n

Usuário gasta 3 min por mês no Google + 514a19