SEGURANÇA E REDUNDÂNCIA

Aceco TI: data center e sala cofre para GRU 2w174c

Com área total de 500 m², a obra inclui centro de operação de redes e uma sala de crise. Investimento mira preparação do aeroporto para a Copa e Olimpíadas. 6c6l46

11 de julho de 2013 - 13:04
Guarulhos investe em data center com Aceco TI. Foto: divulgação

Guarulhos investe em data center com Aceco TI. Foto: divulgação

A Aceco TI entrega até o fim deste mês um data center em sala-corre para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.  

Com área total de 500 m², a obra inclui centro de operação de redes e uma sala de crise. O investimento faz parte de um plano de R$ 3 bilhões que o GRU Airport anunciou para 2013/2014 em obras gerais, voltadas a preparar o terminal para as demandas da Copa do Mundo e Olimpíadas.

“O aeroporto é o primeiro do país a contar com uma sala-cofre, ambiente testado e certificado, que protege o data center contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, o indevido, entre outros sinistros”, explica Jorge Nitzan, presidente da Aceco.

O diretor de TI do aeroporto, Luiz Ritzmann, explica que a tecnologia foi escohlida pela segurança e redundância que oferece.

“Considerando que Guarulhos funciona 24 horas por dia, precisávamos de um sistema robusto, que garanta uma operação sem interrupções e capaz de mitigar eventuais riscos”, destaca Ritzmann.

Para a Aceco TI, o projeto tem atraído mais oportunidades de negócios.

“Soluções voltadas para aeroportos, portos, ferrovias e rodovias é um mercado que cresce muito no Brasil atualmente. Nosso objetivo é expandir a experiência que temos no setor para toda a América Latina”, finaliza Nitzan.

TI A JATO
Os investimentos em TI vêm ganhando espaço no aeroporto de Guarulhos.

Há pouco, o terminal, que é o maior da América Latina, atendendo a  35 milhões de ageiros por ano, contratou 1 mil displays com o Airport Management System (AMS), sistema da SITA utilizado em mais de 125 aeroportos de todo o mundo.

O sistema permite rastrear, gerenciar e compartilhar informações entre a gestão do aeroporto e todos os seus skateholders, como companhias aéreas, alfândega, imigração e equipes de solo.  

A coleta de dados sobre locais de embarque e lacres de bagagens, por meio de um dispositivo com áudio automatizado e mensagens visuais, e a interação das diversas equipes sobre os dados também é possível, com recursos de colaboração em tempo real.

Além disso, possibilita sinalizar eventuais irregularidades operacionais, como falta de recursos ou voos que estejam atrasados em seu processo de turnaround.

O objetivo, segundo Ritzmann, é preparar o aeroporto para os milhões de visitantes esperados para a Copa do Mundo e Olimpíadas.

“O tráfego normal de ageiros deverá duplicar até 2022. Já estamos nos preparando para processar uma quantidade maior de ageiros, bagagens e carga de forma mais eficiente”, destaca o CIO.

Leia mais 6z23s

AEROPORTO

Com SITA, Guarulhos se prepara para Copa 4y5l6a

Há 4352 dias
REDE VULNERÁVEL

Wi-Fi de Guarulhos não é segura, diz estudo k5472

Há 4408 dias
ATÉ 2016

Guarulhos terá monotrilho ligando terminais 2ox6j

Há 4588 dias
COPA E OLIMPÍADAS

Aceco TI conclui salas-cofres de CICCs 1g5u1y

MEGA PROJETO

Aceco constrói Tier III da Sonda no Chile 91u4t

TIER III

Aceco constrói data center da Alog no Rio 14u51

PORTO ALEGRE

Aceco fará mega data center 701sz

JUSTIÇA

Aceco implanta data center no TRT-MT 583k4x

OPERAÇÃO TURBINADA

Aceco TI recebe aporte da GA 28463v