EXCLUSIVO

Aeroporto de Guarulhos terá terminal VIP 695x72

Espaço será destinado a ageiros de primeira classe e jatos executivos. 1k3669

21 de junho de 2022 - 10:21
Aeroporto de Guarulhos. Foto: Divulgação

Aeroporto de Guarulhos. Foto: Divulgação

A GRU Airport, concessionária que istra o Aeroporto de Guarulhos, recebeu a autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil e do Governo Federal para construção de um terminal exclusivo para ageiros de alta renda.

O projeto, que tem contrato firmado com investidores árabes e canadenses por meio da operadora de serviços de aviação Jetex, terá investimento de US$ 80,6 milhões (cerca de R$ 415 milhões).

Serão 4 mil metros quadrados de área construída em uma área total de 5 mil metros quadrados.

"Não será apenas uma sala VIP, é um terminal inteiro. Isso já existe em outros aeroportos do mundo, como em Dubai e Londres. mas em nenhum da América Latina. Além disso, o de Guarulhos será o maior do mundo”, explicou Ronei Glanzmann, secretário de aviação civil do Ministério da Infraestrutura, para o jornal O Globo.

A ideia é que o espaço seja destinado a ageiros de primeira classe de voos de longa duração e de jatos executivos, contando com o serviço de transporte dos ageiros com carro de luxo e segurança na porta de seu hotel ou casa.

Isso gerará concorrência com o São Paulo Catarina, aeroporto internacional privado da JHSF, empresa de atuação e investimento no segmento de alta renda.

A vantagem do terminal VIP, como está sendo chamado, é a distância para a capital paulista. O Aeroporto de Guarulhos fica a 25 quilômetros de São Paulo e o Catarina, a 74.

A localização será entre o atual terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos e os hangares da American Airlines e da Latam Brasil, contando com postos exclusivos da Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Receita Federal.

A construção precisou do aval do Governo Federal pois prevê um contrato de 40 anos com os operadores do aeroporto, porém, a concessão de Guarulhos vence em 10 anos. Apesar disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu parecer favorável.

"Ouvimos as áreas técnicas e jurídicas (do ministério) e demos a autorização. Agora, a concessionária precisa do licenciamento ambiental e de iniciar as obras. Os investidores dizem que o prazo é de um ano e meio a dois anos para que o terminal entre em operação", adiantou Glanzmann.

A punica observação é que operadora está proibida de antecipar pagamentos à GRU Airport, evitando que uma nova concessionária tenha que arcar com futuros problemas.

Leia mais 6z23s

OPS

Santos Dumont tem sessão de videos pornôs 4l4bw

Há 1094 dias
VIAGENS

Gol inicia vendas de voos de Santa Maria a Guarulhos 6y5226

Há 1140 dias
ENGENHARIA

Aeroporto de Valadares: obra com BIM Autodesk 644g69

Há 1159 dias
VELOZ

CCR Aeroportos tem wi-fi mais rápido w63e

INTERNET

5G pode gerar caos na aviação? 473p3q

TRANSTORNOS

2,7 mil voos são cancelados por Covid-19 5qy54