Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

90% dos aeroportos esperam manter ou aumentar os investimentos em 2014. Foto: flickr.com/photos/oisa.
O investimento dos aeroportos do mundo em TI deve atingir US$ 6 bilhões em 2013, conforme pesquisa realizada pela Sita, especializada em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo.
O estudo aponta que cerca de 90% dos aeroportos, dos 255 participantes que representam 54% do fluxo total de ageiros, esperam que os custos com TI aumentem ou mantenham-se em 2014. O investimento em soluções tem o foco na melhoria da experiência do ageiro.
“Os aeroportos continuam a investir em tecnologia da informação para melhorar seus serviços e suas operações. A pesquisa desse ano mostra que os ageiros estão no centro deste investimento. Como o tráfego de ageiros aumenta a cada ano e os aeroportos visam melhorar a experiência dos mesmos,a tecnologia fornece soluções essenciais para isso, apesar das oscilações nas receitas aeroporto”, ressalta sco Violante, CEO da Sita.
Seguindo a taxa de crescimento dos últimos três anos de 12%, o resultado ultraa a taxa Compound Annual Growth Rate (CAGR) de 2,83% dos aeroportos em receita.
Cerca de 95% dos estabelecimentos planejam oferecer, até 2016, aplicativos móveis com informações de status de voos e de localização no ambiente.
A pesquisa revela, também, que 75% irá oferecer serviços por meio das mídias sociais em três anos, contra 56% atuais.
Ainda em 2016, será possível despachar as bagagens pelo autoatendimento e mais de 80% oferecerão impressão de etiquetas de bagagens e assistência para o procedimento.
Além disso, aproximadamente 80% pretende investir em BI para gestão de receitas, operações aeroportuárias, monitoramento de fluxo de ageiros e gestão de recursos do aeroporto.
Porém, apenas 8% atingiram os requisitos de qualidade de dados para suas iniciativas de BI.
No Brasil, o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, contratou a IBM para um projeto que visa à padronização e integração dos sistemas de gestão.
Da mesma forma, a Indra venceu a licitação para fornecer sistemas de gestão automatizada da torre de controle do terminal do novo aeroporto internacional de Natal. O contrato é de R$ 7,5 milhões.