
AES é uma das grandes do setor elétrico. Foto: Pexels.
A AES Brasil, uma das maiores companhias de geração de energia do país, adotou uma solução fiscal da Solutio integrada ao seu sistema de gestão da S/4 Hana da SAP.
O projeto foi complexo, precisando considerar as diferenças regionais existentes entre as 56 sucursais da empresa espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul e atendidas a partir de um centro de serviços compartilhados.
O sistema contempla a correta entrada e saída de documentos, apuração de impostos e obrigações órias nas esferas federal, estadual e municipal.
Foram investidos R$ 2,5 milhões. Desde sua implementação, a solução já promoveu uma redução de 30% em custos operacionais, além de aumentar a governança fiscal da companhia.
"Manter a eficiência em meio a tantas diferenças regionais é, sem sombra de dúvidas, um grande desafio. Desde a implementação, o ganho de produtividade tem sido cada vez mais expressivo", explica Dario Henrique de Oliveira, sponsor do projeto e gestor do CSC da AES Brasil.
Fundada em 2012, hoje com 60 colaboradores e 40 clientes, a Solutio é uma empresa média no segmento de soluções fiscais, mas tem um nome experiente por trás.
A empresa foi fundada por Flávio Ortencio, que nos anos 90 fundou a Soft Team, outra companhia especializada em soluções fiscais, comprada pela Totvs em 2007 (e revendida para a Sonda em 2010).
Com a nova empresa, criada como uma parte da operação da Complex, uma parceira SAP brasileira comprada pela multinacional indiana TechMahindra, Ortencio focou no mercado SAP. A Solutio atua de forma independente desde 2015.