ENERGYTECH

AES compra GreenAnt feq

Startup carioca criou software para analisar consumo de energia. d4d7

06 de dezembro de 2021 - 12:51
Sócios da GreenAnt. Foto: Divulgação.

Sócios da GreenAnt. Foto: Divulgação.

A AES comprou a GreenAnt, uma energytech carioca criadora de um software que analisa o consumo de energia de grandes clientes.

Não foi aberto o valor da transação. 

Os planos da AES são de internacionalizar a operação da GeenAnt, começando pela América do Sul.

“Sem dúvidas, a GreenAnt possui a expertise necessária para atender prontamente os anseios dos clientes sobre a gestão do consumo de energia, ainda mais com a revolução de liberalização no mercado livre, que deve ocorrer já nos próximos anos”, afirma Ítalo Freitas, vice-presidente de Novos Negócios da AES América do Sul.

Fundada por pesquisadores de universidades como UFRJ e PUC-RJ, a GreenAnt trabalha com desagregação de cargas elétricas.

Dito assim parece algo complicado (e de fato é um campo avançado de pesquisa em Engenharia Elétrica), mas a aplicação é simples de entender. 

O algoritmo criado pela GreenAnt reconhece padrões de consumo de cada eletrodoméstico, indicando individualmente o consumo de cada um deles. 

Os dados coletados pela GreenAnt ficam na nuvem, assim é possível comparar o desempenho de uma geladeira versus a média do produto, por exemplo. 

Um hotel pode economizar muito dinheiro localizando uma centena de frigobares deficientes. A promessa é de reduções de 10% no consumo final.

Em 2018, a startup captou R$ 1,6 milhão através do EqSeed, uma plataforma online de equity crowdfunding, na época um dos maiores aportes do tipo no país.

Startups com o perfil da GreenAnt parecem estar em alta. 

Ainda neste mês, A Votorantim Energia, empresa do setor elétrico que faz parte do conglomerado Votorantim Group, comprou uma participação de 50% na Way2, uma startup da área de Santa Catarina.

Fundada em 2005, a Way2 tem sede em Florianópolis e oferece soluções tecnológicas em medição e gestão de energia para geradoras, distribuidoras, grandes consumidores do mercado livre e geração distribuída.

Leia mais 6z23s

RECEITAS

Fogão da Tramontina aposta em IoT f5d1j

Há 1273 dias
COMANDO

Indra tem novo country manager no Brasil 5a6p6h

Há 1277 dias
INOVAÇÃO

Furnas busca startups voltadas à geração de energia 1o6m65

Há 1294 dias
ENERGIA

Votorantim Energia investe na Way2 4511o

LUZ

Insole implanta B1 com G2 674y5e

HUB

Comgás lança hub de inovação 551y25