
Rodrigo Losina, diretor presidente da Alfamídia
Tradicionalmente conhecida pela área de educação em tecnologia, a porto-alegrense Alfamídia entra num novo mercado, o de CRMs, buscando expandir sua atuação para além do Rio Grande do Sul.
A empresa lançou, em maio, o L3tool/CRM, uma ferramenta de automação da força de vendas que promete implementação rápida e interface tão intuitiva quanto uma rede social, focada no mercado de pequenas e médias empresas.
“O que notamos é descontentamento ou ausência de CRM”, diz o CEO da empresa, Rodrigo Losina.
Parcerias para crescer
Para chegar a outros mercados, a estratégia é firmar parcerias em vendas, seja com empresas ou com pessoas físicas. Por enquanto, diz o diretor, os prospectivos parceiros são gaúchos.
“Mas a ideia é usar as parcerias atuar em todo o Brasil. Nosso mercado é nacional”, enfatiza Losina.
Segundo os dados do Sebrae, o mercado de micro e pequenas empresas de serviços, comércio e indústria somam mais de 1,3 milhão de estabelecimentos desse porte.
Até o momento, o perfil dos parceiros é de empresas que já trabalham com tecnologia, seja comercializando outas soluções ou até oferecendo ferramentas próprias, propondo a integração do L3tool/CRM com seus serviços.
Fácil como um site de relacionamentos
Vendido a planos básicos para quatro usuários com a mensalidade de R$ 700, o L3tool nasce de uma rede social desenvolvida internamente pela Alfamídia, com foco na educação e no mercado de trabalho.
Criada com o apoio do Inova Pequena Empresa RS 2009, a L3tool conta, hoje, com 10 mil visitantes por mês, proporcionando maior estabilidade.
Segundo Losina o L3tool/CRM é “totalmente customizável, sendo adaptável a diferentes empresas, produtos e estratégias comerciais”.
A estrutura de navegação pela web se assemelha mais a uma rede social que a um software tradicional, explica o executivo.
“Queríamos algo que os vendedores fossem utilizar. Nas nossas pesquisas percebemos que os vendedores nas pequenas empresas geralmente usam um caderno ou uma planilha para gerenciar clientes”, diz Losina.
Entendendo a lógica do CRM
Com um CRM tradicional, eles “seguem no caderninho”, lançando apenas algumas informações no software, diz o executivo, o que acaba dando mais trabalho, e gerando uma solução não efetiva.
Losina explica que, no seu primeiro mês de lançamento, a ferramenta já tem “receptividade positiva”, mas não revela o número de clientes do L3tool/CRM. Por enquanto, enfatiza, a empresa está construindo o modelo comercial da ferramenta.
“Esse é um mercado de lógica própria e crescimento constante, o que é bom, porque nos garante a estabilidade do produto”, finaliza.
Em 2010, a Alfamídia teve crescimento de cerca de 40%, graças à ampliação das instalações – que aram de 280 para 950 metros quadrados – e a oferta dos cursos online, iniciativas que devem “sustentar a alta desse ano”, esperada na mesma faixa do ano ado.
Atualmente, a Alfamídia tem 22 funcionários, quatro dos quais focados na nova divisão de CRM.
Hoje, além de cursos presenciais na própria sede e aulas especiais para empresas, a Alfamídia também atua com ensino à distância.