SUSTENTABILIDADE

Algar Telecom inaugura usina fotovoltaica 1o1s4c

Localizada em Goiás e focada na redução de gases efeito estufa, esta é a terceira unidade da empresa. 73494l

17 de outubro de 2022 - 14:30
Sede da Algar Telecom em Uberlândia, Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Sede da Algar Telecom em Uberlândia, Minas Gerais (Foto: Divulgação)

A Algar Telecom, empresa de TI e Telecom do grupo Algar, inaugurou sua terceira usina fotovoltaica em Bela Vista de Goiás, um município de 30 mil habitantes na região metropolitana de Goiânia.

A nova fazenda solar tem 0,603 MWp de potência, ocupa uma área de 1,5 hectares e conta com 1.800 painéis fotovoltaicos. A operação e manutenção do ativo ficam à cargo da Athon Energia. 

Já em operação, a usina proporcionará ganhos financeiros com a redução dos custos com energia elétrica, tendo sua capacidade de geração, que deve ser equivalente ao atendimento de 612 residências, direcionada para créditos de energia da Algar Telecom.

Com isso, a empresa deve gerar ganho líquido de 12,5% nos gastos com energia na região e fortalecer a matriz energética.   

Segundo a empresa, fatores como o aumento das tarifas de energia elétrica e redução no preço da energia solar ao longo da última década, tem estimulado seus investimentos na geração fotovoltaica.

Em 2011, após um diagnóstico da área de governança climática definir que a principal fonte de emissão de gases poluentes advinha do consumo de energia, a Algar Telecom criou sua própria matriz elétrica.

Dois anos depois, a empresa ou a gerar energia solar fotovoltaica através de 28 painéis na região de Uberlândia, em Minas Gerais, inaugurando a primeira usina para autogeração em 2018.

De acordo com Luis Lima, vice-presidente de tecnologia e evolução digital da Algar Telecom, as usinas da companhia em Minas Gerais já atendem quase 100% do consumo na área de concessão da distribuidora CEMIG.

“Como próximo o, identificamos a necessidade e oportunidade de expandir o mesmo modelo para outras regiões do Brasil onde atuamos, começando por Goiás, na concessão da distribuidora ENEL GO”, completa.

Em junho deste ano, a Algar Telecom alcançou a meta de ter 100% da sua matriz elétrica renovável, reflexo do investimento da companhia nas usinas fotovoltaicas próprias, além da aquisição de fontes incentivadas do mercado livre e de certificados internacionais de energia renovável (I-RECs). 

Além disso, a empresa investiu na modernização de equipamentos de climatização e no monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica dos escritórios e prédios, o que permitiu identificar oportunidades de otimização do consumo e aumentar a eficiência. 

Com isso, em 2021, a empresa deixou de consumir cerca de 600 MWh/ano e hoje 97% dos seus clientes banda larga já são atendidos por fibra na sua área de concessão. 

Há 68 anos no mercado, a Algar Telecom oferece internet por fibra óptica, celular, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

No total, são 1,3 milhão de clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C) com mais de 112 mil km de fibra óptica em 372 cidades de 16 estados e do Distrito Federal. São mais de 4,5 mil colaboradores, sendo 1,4 mil da força de vendas.

Já a Athon Energia, fundada em 2017 e com sede na capital paulista, tem foco em energia solar e busca acelerar o processo de transformação de matrizes energéticas por meio de fontes renováveis.

Nos próximos três anos, a empresa tem o objetivo de desenvolver um portfólio de ao menos 100 MW, um investimento de R $500 milhões.

Leia mais 6z23s

BIOENERGIA

Brasil BioFuels adota S/4 Hana 25594r

Há 961 dias
AGRO

Usina Santa Adélia adota 4G da TIM 3x4x3g

Há 965 dias
RENOVÁVEL

Epcor terá usina de energia solar em Porto Alegre 1y3p2k

Há 983 dias
AGENDA

Agro Brasil 2022 está com inscrições abertas 4f3w1i

SUSTENTÁVEL

Lemon Energia capta R$ 60 milhões 4st1m

ENERGIA

Algar Telecom é 100% renovável 5a3d59