TRABALHO

Alpargatas tem app de check-in de colaboradores 3n5nq

Aplicativo serve para os colegas se acharem em novo escritório sem posições fixas.  1wo3o

12 de novembro de 2019 - 12:12
Funcionários da Alpargatas na nova sede em São Paulo. Foto: divulgação.

Funcionários da Alpargatas na nova sede em São Paulo. Foto: divulgação.

A Alpargatas, dona de marcas como Havaianas e Mizuno, criou um aplicativo para os funcionários poderem se encontrar uns anos outros na sua sede, em São Paulo.

A necessidade do aplicativo surgiu com a inauguração da nova sede, composta por três andares de ambientes colaborativos, sem departamentos nem locais fixos.

Acontece que a colaboração se tornou difícil porque ninguém sabia onde ninguém estava, então a solução foi um app, batizado de Smart Office.

O aplicativo traz um mapeamento de todas as posições fixas e ambientes colaborativos do escritório, mostrando onde cada funcionário está e indicando os espaços disponíveis.

Ao chegar, o usuário realiza o check-in na estação em que irá trabalhar. Esse check-in pode ser feito ao selecionar a posição no mapa ou fazendo a leitura de um QR Code. Centenas destes códigos estão distribuídos entre os andares. 

Com o check-in realizado, seus colegas sabem exatamente onde está a pessoa a ser encontrada. O app oferece também a possibilidade de organizar grupos, convidando outros colaboradores a dividirem espaços ou sentar-se em estações de trabalho próximas.

“O briefing foi claro: tínhamos que criar uma ferramenta que fizesse as pessoas encontrarem facilmente lugares livres e se encontrarem no escritório. O app é objetivo e intuitivo, e resolve muito bem estes problemas”, conta Fernando Casmala, gerente de canais digitais da Alpargatas.

Atualmente, são realizados aproximadamente 300 check-ins diários. Para engajar ainda mais os colaboradores na utilização do Smart Office a solução criada pelos idealizadores do projeto foi a de “gameficar” o app, fazendo com que o usuário acumule pontos a cada interação. 

Os funcionários que atingirem mais Alpas (pontuação do Smart Office) ao longo do mês são premiados.

As funcionalidades do aplicativo ainda incluem uma barra de busca, para ver a localização de cada usuário, e a possibilidade de alterar entre dois status: ocupado e disponível. 

Quando o colaborador está ocupado, a regra é simples: incomodar o mínimo possível. Por fim, o funcionário tem a opção de fazer um check-in remoto e indicar se está em home-office, viajando a trabalho ou em reunião externa.

Leia mais 6z23s

AMAZON

Alexa chega aos escritórios 10z6t

Há 2730 dias
BOAS PRÁTICAS

Empresas colocam conteúdo dentro do banheiro 1o4vl

Há 2020 dias
MUDANÇAS

Cinco inovações que surgiram de um erro 4g5q4n

Há 2038 dias
COMPARAÇÕES

Facebook, um Chernobil da era digital? 5x5j5

FUTURO

Aviões podem ter beliches 6b4u5o

SEGURANÇA

Uber usa plataforma brasileira para checar documentos 2m4xm

CASHBACK

Banco Inter tem app com 60 parceiros de varejo online 4q3o66

TRANSFORMAÇÃO

Morre a indústria automobilística, nasce a mobilidade como indústria 2q6z4q

WEARABLES

Google compra Fitbit por US$ 2,1 bilhões y3671

EXPERIÊNCIA

Agibank testa novo aplicativo 5n2r73