
Eduardo Machado. Foto: divulgação.
A paranaense Alternativa Software, desenvolvedora de aplicações para dispositivos móveis, está investindo na reestruturação de sua gestão e de seu portfólio para atingir um crescimento de 50% até o final de 2014, chegando a um faturamento de R$ 1,5 milhão.
O processo de reorganização da empresa partiu da entrada de três novos sócios: Eduardo Machado, Gustavo Caleffi e Felipe Caleffi, três portoalegrenses graduados na PUC-RS, se juntaram ao diretor técnico Carlos Martins Jalles e a diretora de produção, Vera Jalles.
Eduardo Machado, formado em engenharia, com MBA em Gestão de Processos pela Softwares pela ESPM e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, ocupará o cargo de Diretor de Marketing.
Gustavo Caleffi, que é diretor da agência de gestão de riscos Squadra, tem formação em istração de Empresas e MBA em Segurança em Empresas na Universidade Comillas (Espanha). Com agens por empresas como Sonae, ele será o novo diretor comercial.
Já Felipe Caleffi, formado em istração com ênfase em Análise de Sistemas, será Diretor istrativo Financeiro. Começou atuando no mercado corporativo no Grupo Sonae, após na área comercial da Ambev, onde foi executivo de vendas da empresa. Hoje é diretor istrativo/financeiro da Squadra.
Com os novos sócios, a empresa já aportou cerca de R$ 500 mil em seu processo de reestruturação. Segundo Machado, até o final deste ano devem ser investidos mais meio milhão.
Conforme explica o diretor de marketing, a Alternativa tem um portfólio vasto, por ser uma fábrica de software, atendendo demandas de empresas de diferentes setores. Atualmente a companhia tem cerca de 15 desenvolvedores.
"Temos soluções desde games, livros interativos, ando por players de rádio até aplicações para educação, como provas simuladas", afirma Machado.
No entanto, mesmo com toda esta variedade, o foco da companhia deve contemplar a criação de software para plataformas móveis, atendendo a empresas e agências que querem fazer suas aplicações.
"Existem muitas empresas que possuem a ideia e fazem o planejamento de suas soluções, mas não sabem a quem recorrer para fazer o desenvolvimento. Queremos atender esta demanda", explica Machado.
A empresa conta com o grosso de sua carteira de clientes em São Paulo e Paraná, mas agora o desafio é expandir o negócio para os mercados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, onde estão os novos sócios. Além da sede em Curitiba, a ideia é, em breve, ter escritórios nas capitais paulista e gaúcha.
O fortalecimento de soluções já requisitadas no portfólio da companhia também será um dos focos com os novos investimentos. Soluções como a de catálogo eletrônico para empresas e de gestão de CIPA seguirão como carros-chefe no faturamento da Alternativa.
"Além do desenvolvimento de novas frentes de negócio, queremos consolidar nossos produtos de maior sucesso e também suas estratégias no mercado", finaliza Machado.