Alvorada: ensino hightech com Hitachi 1l4t5h

Uma escola de Alvorada, na Grande Porto Alegre, é o primeiro cliente no país da nova linha de soluções da Hitachi Solutions para a área de ensino. 1x5124

A Escola Estadual de Ensino Médio Vale Verde adquiriu três equipamentos StarBoard, uma lousa interativa com interface multi-touch que, entre outros recursos, facilita a transmissão de conteúdo, já que elimina a necessidade de cópia em caderno, possibilitando o envio direto para dispositivos como smartphones e tablets, entre outros.

28 de setembro de 2011 - 10:23
Alvorada: ensino hightech com Hitachi

Uma escola de Alvorada, na Grande Porto Alegre, é o primeiro cliente no país da nova linha de soluções da Hitachi Solutions para a área de ensino.

A Escola Estadual de Ensino Médio Vale Verde adquiriu três equipamentos StarBoard, uma lousa interativa com interface multi-touch que, entre outros recursos, facilita a transmissão de conteúdo, já que elimina a necessidade de cópia em caderno, possibilitando o envio direto para dispositivos como smartphones e tablets, entre outros.

A solução, que custa a partir de R$ 3 mil, conta com conexão à web, ferramentas interativas para uso simultâneo de grupos de alunos ou estudantes e professores e atualização automática de software livre.

Na escola gaúcha, que conta com 1.024 alunos, o equipamento é utilizado para turmas desde a quinta série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

Conforme o diretor da Escola Vale Verde, Pedro R. Ribeiro, as StarBoards estão em uso desde dezembro de 2010 e já fizeram tanto sucesso entre os alunos e docentes que a escola já projeta a compra de mais uma unidade.

“As salas de aulas atuais não acompanham a realidade tecnológica à disposição dos estudantes, permeada pela internet, jogos eletrônicos, smartphones e tablets, entre outros gadgets. Tudo isso proporciona experiências de integração, capturando a atenção dos jovens como as metodologias tradicionais, baseadas em aulas com lousa e giz, não conseguem”, destaca Ribeiro.

Conquistando corações
Já Vivian Manso, country manager da Hitachi Solutions, destaca que a StarBoard garante a aproximação entre alunos e professores.

O diretor concorda.

“Como em toda quebra de paradigmas, ao adotar a nova tecnologia enfrentamos resistência, o corpo docente ficou dividido. Porém, foi apresentar a novidade e conquistamos corações: os pais saíram encantados, sentindo que os filhos estavam sendo valorizados, e muitos professores correram para preparar conteúdos para a nova plataforma”, comemora ele.

Além disso, segundo Ribeiro, muitos estudantes já relataram melhorias na absorção do conteúdo praticado nas aulas, em função do uso da tecnologia.

E o ganho vai ainda mais longe, segundo o diretor.

“Aumentou até a auto-estima dos estudantes e professores. E esse foi e continua sendo o resultado mais positivo gerado pela instalação da StarBoard”, finaliza Ribeiro.

Fornecedora nova

A Hitachi Solutions é uma provedora de soluções formada em 2010 a partir da fusão da Hitachi Software Engineering com a Sistemas e Serviços Hitachi.

Com sede global em Tokyo, a Hitachi Solutions fornece soluções e serviços que, segundo Vivian, “cobrem todo o ciclo de vida de TI, desde o planejamento até a integração, ando pela operação e manutenção de sistemas”.

Leia mais 6z23s

TIC na escola: professores do Sul na frente 42v2i

Há 5041 dias

Escolas sul-coreanas trocam livro por tablet 6u541d

Escolas públicas de NY adotam iPad 3n3z5i

Cartilha incentiva uso de TI em escolas 15a35

Gates dá conselhos sobre orçamento escolar 4ai3z

Escola Liberato Salzano recebe licenças do CAD 2l654u

RS: escolas estaduais terão banda larga 4e3d7

AVG Educação: 40% de desconto para escolas 1o2213