.png?w=730)
Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica (Foto: Divulgação)
A Ambev, gigante brasileira da área de bebidas, adotou o Leaf, software da iSystems que utiliza inteligência artificial para aumentar a produtividade industrial.
Segundo a empresa, a ideia era que a ferramenta ajudasse a alcançar metas de sustentabilidade, bem como reduzir o consumo de energia na fabricação, gerar flexibilidade no mercado consumidor e manter os melhores níveis de qualidade.
Hoje ativo em 76 dos equipamentos da Ambev, o Leaf analisa centenas de dados por segundo e envia comandos em tempo real para que as máquinas alcancem pontos altos de operação, garantindo que funcionem em eficiência máxima.
Como resultado, a companhia registrou 70% de redução do desvio padrão da taxa de evaporação de brassagem e 4% na redução do consumo de energia das plantas.
“Antes dessa tecnologia, era como se fizéssemos os controles olhando pelo retrovisor. Depois do processo concluído, o time fazia análise dos resultados e aplicava correções para o próximo ciclo”, pontua Rodrigo Furriel, coordenador da Cervejaria do Futuro da Ambev.
Atualmente, mais da metade das cervejas da Ambev no Brasil am por pelo menos uma tecnologia da iSystems.
A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Em 2004, a empresa fez uma fusão com a belga Interbrew, formando a AB InBev e chegando a 18 países.
No segundo trimestre de 2023, a empresa registrou lucro líquido ajustado de R$ 3,2 bilhões.
Somente no Brasil, são 32 cervejarias, duas maltarias, 100 centros de distribuição direta e seis de excelência, além de 32 mil colaboradores.
A companhia possui mais de duzentas marcas de bebidas, entre elas Skol, Brahma, Antarctica, Corona, Bohemia, Budweiser, Stella Artois, Guaraná Antarctica e Fusion.
Fundada em 2007, a iSystems surgiu como uma startup e foi selecionada pela Endeavor, recebendo rodadas de investimentos das maiores empresas do setor.
Atualmente em nível de scale-up, a empresa é especialista em aplicação de inteligência artificial e atua no desenvolvimento de softwares de otimização. Entre seus clientes, estão nomes como Alta Mogiana, CSN, Ajinomoto, Albioma, e Braskem.