INTEGRAÇÃO

Apple quer unificar apps para iOS e Mac 1g4v3d

Desenvolvedores poderão projetar um único app que funciona com touchscreen ou com mouse e trackpad. q693f

21 de dezembro de 2017 - 18:07
A Apple planeja unificar os aplicativos para iOS e Mac no próximo ano. Foto: Pexels.

A Apple planeja unificar os aplicativos para iOS e Mac no próximo ano. Foto: Pexels.

A Apple planeja unificar os aplicativos para iOS e Mac no próximo ano. A ideia é que os usuários possam usar um único conjunto de aplicativos que funcionem bem tanto em iPhones e iPads quanto em Macs.

No próximo ano, os desenvolvedores de software poderão projetar um único aplicativo que funciona com tela sensível ao toque ou com mouse e trackpad, dependendo do sistema operacional em que está sendo utilizado, de acordo com a Bloomberg.

Hoje, os desenvolvedores precisam projetar dois aplicativos diferentes - um para o iOS, sistema operacional dos dispositivos móveis da Apple, e um para o MacOS, o sistema dos Macs. 

Além do processo atual ser mais trabalhoso, a Apple também recebe hoje reclamações de clientes sobre a escassez de aplicativos do Mac. Enquanto o aplicativo Twitter para iPhone e iPad é atualizado regularmente com os recursos mais recentes da rede social, por exemplo, a versão do Mac não foi atualizada recentemente e é amplamente considerada como inferior. 

Com um único aplicativo para todas as máquinas, os usuários de Mac, iPad e iPhone receberão novos recursos e atualizações ao mesmo tempo.

A Apple está desenvolvendo essa estratégia como parte das próximas principais atualizações de iOS e macOS, dizem fontes da Bloomberg. Chamado de "Marzipan", o projeto é planejado como um esforço de vários anos que começará a ser lançado no próximo ano.

O plano da Apple lembra uma estratégia da Microsoft. Antes de interromper o software Windows para smartphones, a empresa empurrou uma tecnologia chamada Universal Windows Platform, que permitia aos desenvolvedores criar aplicações únicas que funcionariam em todos os seus dispositivos - tablets, telefones e computadores. 

Também nesse movimento, o Google levou a Play Store para alguns laptops executando o sistema operacional Chrome OS, permitindo que usuários de computadores executem aplicativos de smartphones e tablets como, Instagram e Snapchat.

Leia mais 6z23s

PROJETOS

Reason8: AI resume reuniões j4o6m

Há 2724 dias
AMAZON

Alexa chega aos escritórios 10z6t

Há 2731 dias
INDÚSTRIA 4.0

GE tem mega acordo com Apple 6aw6e

Há 2773 dias
DESAFIO

Beto Santos, ex-Adobe, assume startup 6e335v

PAU

iOS 11: problema com e-mail da Microsoft 5f1wc

SMARTPHONES

Google compra divisão Pixel da HTC 4qa68

EXCLUSIVO

Burgese assume Enterprise da Apple k85b