
Fernando Sarnovski, da Compwire, implantou EMC na Arauco. Foto: divulgação
A Arauco do Brasil, membro do grupo chileno que atua nas áreas florestal, de celulose, madeira e energia, adquiriu o EMC Storage VNX5300 para sua fábrica de Curitiba.
A máquina, implantada pela paranaense Compwire, permitiu centralizar as operações de storage da companhia e garantiu o remoto aos dados, que antes eram armazenados em máquinas diversas.
Conforme Carlos Schmidt, analista de e da Arauco, essa descentralização gerava dificuldades e reclamações de usuários sobre o baixo rendimento dos bancos SQL e Oracle, dos serviços de correio e do processamento do servidor de arquivos.
Além disso, antes da solução da EMC a rede de servidores da Arauco não utilizava cluster, era independente.
“Com a nova solução de storage, houve interligação de todos os servidores, com ambiente homogêneo e virtualização. Eram muitas máquinas físicas e antigas, e hoje há um ambiente virtual com maior performance”, comenta Fernando Sarnovski, técnico da Compwire que implantou a solução.
Segundo ele, a instalação na filial de Curitiba é só a primeira fase de um projeto que deverá ser replicado em outras unidades da Arauco.
Adicional à solução da EMC, a Arauco também contratou da Compuwire o Call Home, um serviço de varredura no servidor baseado no conceito “five nines”, que garante 99,999% de precisão na busca por possíveis erros e avaliação de disponibilidade de dados do sistema.
Segundo Danilo Bobato, gerente de contas da Compwire, a solução da EMC detectou que alguns discos estavam em estado de pré-falha.
“Devido ao uso continuo, alguns deles poderiam vir a falhar e acarretar perda de dados, corrupção lógica, entre outras dificuldades”, explica Bobato. “Antes que a área de TI da Arauco tivesse detectado algum destes problemas, o Call Home apontou a necessidade da troca de alguns discos”, completa.
A Compwire atua em consultorias de TI com escritórios em Curitiba, Londrina e Florianópolis.
Além da EMC, a companhia trabalha com parceiros como Dell e VMware, atendendo a clientes como Fundação Copel, Angeloni e Sercomtel, entre outras.
De origem Chilena, a Arauco atua também no Brasil, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, Japão, México, Peru, EUA e diversos mercados da Europa.
O grupo tem negócios nas áreas florestal, de celulose, madeiras e energia, com um portfólio que se fortaleceu em setembro ado, quando comprou a Flakeboard em uma transação de US$ 242,5 milhões.
A adquirda opera sete plantas de placas de madeira tipo MDF nos Estados Unidos e Canadá, com capacidade conjunta de produção de 1,2 milhões de metros cúbicos anuais.
A compra consolidou a posição da Arauco na área de placas de madeira na América do Norte, onde já havia adquirido, no ano ado, a Moncure, nos Estados Unidos.