ENERGIA

Arke usa S/4 Hana em nova termelétrica t5md

Primeira fase do projeto foi entregue em três meses pela Evox.  1a545w

04 de setembro de 2020 - 07:26
Marlim Azul vai usar gás dos campos do pré-sal. Foto: Divulgação BP.

Marlim Azul vai usar gás dos campos do pré-sal. Foto: Divulgação BP.

A Arke Energia, uma t venture responsável pela construção da termelétrica de Marlim Azul, no Rio de Janeiro, implementou o sistema de gestão empresarial SAP S/4 Hana em três meses em um projeto com consultoria da Evox.

Foi a primeira fase do projeto, visando as colocar para rodar as funcionalidades do SAP S/4 para o controle e construção da termelétrica,  que será erguida em Macaé.

O go live foi em janeiro. A segunda fase que tem grande foco no processo de comercialização da energia a ser gerada, tem previsão de início em meados de 2021.

A usina terá capacidade de 565 MW, suficiente para atender o consumo de energia de dois milhões de pessoas, e vai começar a entregar energia a partir de 1º de janeiro de 2023. 

As obras são tocadas pela Arke, formada pela Pátria Investimentos (controlador, com 51%), a  Shell (com 29%) e a  Mitsubishi (com 20%).

Os investimentos em tecnologia devem chegar a R$ 20 milhões em um prazo de 5 anos.

Além dos serviços de implementação do S/4, a Arke Energia também contratou com a Evox para serviços de sustentação de toda arquitetura de aplicações e e aos usuários (AMS e AIS, nas respectivas siglas em inglês).

A Arke também contratou o Evox Virtual IT, que são os serviços de terceirização da área de TI da empresa.

“Buscamos o conceito real aplicado de “one stop shop”, conectado aos valores da companhia de inovação e otimização”, afirma Hérika Castilho, Controller da Arke Energia.

O plano de investimentos total em Marlim Azul é de US$ 700 milhões.

Marlim Azul será primeira usina a usar o gás natural produzido nos campos do pré-sal, no caso, com extração da Shell,  que, com o empreendimento, faz sua estreia na geração de energia elétrica no país.

O investimento engloba a construção da termelétrica, um gasoduto de 22 quilômetros para ligar o terminal de gás (Terminal de Cabiúnas) até a usina e uma linha de transmissão.

A Evox tem experiência na área de geração de energia. A empresa é fornecedora de serviços de sustentação de sistemas do Grupo Votorantim, o que inclui a Votorantim Energia, uma das principais investidoras no setor elétrico brasileiro com atuação nos segmentos de geração e de comercialização e serviços de energia.

Junto com o fundo de investimentos Canada Pension Plan Investment Board, Votorantim Energia criou uma t venture para assumir a Companhia Energética de São Paulo (CESP), após o bem-sucedido leilão de privatização em outubro de 2018. 

A CESP também conta com os serviços de sustentação de sistemas da Evox.

A estimativa da SAP é que mais de 80% de mercado das empresas de utilities no Brasil é cliente da empresa.

A multinacional alemã é a fornecedora de sistemas de gestão do Grupo FL, o maior player do setor no Brasil, controlador da RGE, além de clientes como Copel, Cemig, Light, Itaipu, Eletronorte e Furnas.

A Oracle, em troca, tem a Tractebel Energia, maior empresa privada de geração de energia elétrica do país.

Só nos últimos meses, o Baguete noticiou duas grandes implementações do S/4 Hana em empresas do setor.

Um deles foi na KF Participações, holding especializada em leilões de transmissão de energia e atividades de mineração, em um projeto da Engineering.

Outros foram na Amazonas e Roraima Energia, duas empresas do setor de distribuição de energia elétrica recentemente privatizadas e pertencentes ao consórcio Oliveira Energia/Atem. O projeto é da Meta.

Leia mais 6z23s

INFRA

Coruripe migra para nuvem Azure 113k3c

Há 1740 dias
ENERGIA

EDP cria e-commerce para divisão residencial 19336

Há 1744 dias
ECOSSISTEMA

Livia Brando, ex-EDP, assume Wayra 4swb

Há 1751 dias
DE OLHO

FL Energia gere frota com Creare 4w2w3k

DADOS

Qintess melhora integração do SAP da Copel 5g5t5p

PANDEMIA

Neoenergia acompanha funcionários com Neoris 483918

ROBÔS

Cemig usa RPA da Crawly 365l5c

ENERGIA

KF faz grande projeto SAP com Engineering 3k1k5j

MERCADO

Seidor tem unidade de billing 1y2w43