.jpg?w=730)
A Audi espera reduzir o tempos de prototipagem em até 50% na produção de capas de luzes traseiras. Foto: Divulgação.
A montadora alemã Audi, através do Audi Pre-Series Center e do Centro de Impressão 3D em Plástico da companhia localizados em Ingostadt, na Alemanha, irá utilizar a impressora 3D full-color multimateriais da Stratasys (J750), para os processos de design.
Com o novo equipamento, a Audi espera reduzir os tempos de execução de prototipagem em até 50% na produção de capas de luzes traseiras.
Antes de um novo veículo entrar em produção, a Audi constrói modelos físicos e protótipos que são utilizados para a realização de avaliações de novos designs e conceitos. Isso requer a alocação da maioria das peças do veículo em uma fase inicial do desenvolvimento do produto, desde o revestimento do volante até as maçanetas das portas e as grades do radiador.
Os métodos tradicionais, como a moldagem e fresagem, são geralmente usados para criar e replicar novos designs.
No entanto, o uso da impressão 3D em plástico se tornou parte integrante do processo de design automotivo no Centro de Pré-Produção em Série, o que permite à equipe da Audi superar as limitações dos processos convencionais e acelerar a verificação do design.
Para as capas de luzes traseiras, a equipe utilizava tradicionalmente a fresagem ou a moldagem para produzir peças individuais. O principal desafio para essas técnicas é a produção das capas multicoloridas da estrutura da luz traseira. Essas partes são criadas por meio da montagem de peças individuais, cada uma de uma cor diferente.
Com o uso dos processos tradicionais, elas não podem ser produzidas de uma vez como uma peça única.
O uso da impressora 3D full-color multimateriais J750 da Stratasys simplifica este processo, uma vez que permite a produção de capas de luzes traseiras totalmente transparentes e multicoloridas em um único processo de impressão, o que elimina várias etapas do processo anterior.
Com mais de 500.000 combinações de cores disponíveis, a equipe pode imprimir em 3D peças transparentes em várias cores e texturas.
"O design é uma das decisões de compra mais importantes para os clientes da Audi e, portanto, é fundamental aderirmos aos padrões de qualidade superior durante a fase de design e conceito de desenvolvimento do veículo", explica o Tim Spiering, head do Centro de Impressão 3D em Plástico da Audi.
Spiering uma equipe com 24 pessoas são responsáveis por toda a produção de impressões 3D em plásticos na Audi. A empresa adotou sua primeira impressora 3D FDM Stratasys em 2002. Desde então, a divisão aumentou seu portfólio para dez equipamentos, incluindo uma série de impressoras FDM e PolyJet 3D da Stratasys.