.png?w=730)
Empresa foi adquirida pela Natura em 2019 (Foto: Depositphotos)
A Avon, gigante de cosméticos estadunidense, vai transferir o seu centro de inovação global dos Estados Unidos para Cajamar, na região metropolitana de São Paulo.
A migração, iniciada em abril deste ano e com fim previsto para o primeiro trimestre de 2024, faz parte de uma estratégia de reestruturação financeira da Natura, gigante brasileira do segmento de beleza, que adquiriu a norte-americana em 2029 por US$ 2 bilhões e agora trabalha para integrar ambas operações.
O novo espaço fica no mesmo edifício em que está localizado o centro de inovação da Natura, e conta com uma área de 750 m².
O local contará com sequenciadores de DNA para testes de componentes, uma impressora 3D que simula a textura da pele humana e um cromatógrafo, usado para decodificar notas na composição de perfumes.
Com a inauguração, o centro dos Estados Unidos será fechado e uma pequena parte de sua força de trabalho de 250 funcionários poderá ser absorvida, conforme aponta o Valor Econômico.
Apesar de já contar com 70 colaboradores contratados para a nova operação, número que deve chegar a 150 até o fim da reestruturação, as empresas não revelam quantos dos funcionários norte-americanos serão desligados e quantos serão transferidos para o Brasil.
O que se sabe é que a equipe do novo centro irá trabalhar com produtos da Avon de todas as categorias, com foco em mais de 50 mercados em todo o mundo.
Segundo revelou Daniel Silveira, vice-presidente de marca,marketing e inovação da Avon, ao Valor, a escolha pelo Brasil se deu, em especial, pela proximidade com mercados-chave da América Latina, como Argentina, Colômbia e México.
A expectativa é que, ainda neste trimestre, os produtos sejam incluídos na linha de produção de Cajamar, que, até então, fabricava apenas itens do portfólio da Natura.
Além disso, o objetivo é habilitar dentro de 24 meses outras unidades fabris, como a fábrica Avon na Zona Sul de São Paulo, e da Natura em Benevides, Pará.
A associação das marcas datam desde o segundo trimestre de 2023, quando teve início a integração das estruturas comerciais e istrativas, incluindo as áreas de logística e TI, a fim de melhorar as margens da Avon.
Entre junho e julho do próximo ano, a Avon deve ganhar também um espaço dedicado à inovação em embalagens e uma fábrica piloto, que simulará o comportamento de produtos em linha de produção de pequenos lotes, antes de chegarem à manufatura em grande escala.
Criada em 1886, em Nova York, nos Estados Unidos, a Avon surgiu a partir da California Perfume Company, em Manhattan. O nome conhecido atualmente só foi definido em 1939, inspirado na cidade natal de William Shakespeare, na Inglaterra.
A empresa chegou no Brasil apenas em 1958, hoje seu maior mercado. Com 3,1 mil funcionários no país, a marca registrou receita líquida de R$ 36,3 bilhões em 2022.
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosméticos. A empresa tem operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia.
Seus produtos podem ser adquiridos com mais de 2 milhões de consultores por meio do e-commerce, aplicativo Natura, nas lojas próprias ou nas franquias.