
Rodrigo de Martini, diretor de Negócios da Axyon. Foto: divulgação.
Acaba de chegar ao Brasil a tecnologia de pontos inteligentes de internet em veículos em trânsito da israelense Radwin, por meio de uma parceria com a Axyon.
A solução Radwin Mobility 5000 é destinada à segurança de locais como trens, ônibus e metrôs, sendo capaz de transmitir dados a até 200 Mbps, incluindo ferramentas de vídeo e sistema de conectividade entre as unidades móveis e os centros de controles das empresas.
Estabelecida em uma rede via rádio de alta velocidade, o Radwin Mobility opera através de bases ao longo dos itinerários dos veículos, sem limite para a cobertura de área.
A solução já é utilizada em mercados como Estados Unidos, Itália, França e Ucrânia.
"A rede é mantida por unidades base (HSUs) e a área é ampliada por células de conexão multiponto ao longo do itinerário destes veículos, sem perda de sinal ou queda de velocidade dentro da área coberta", destaca Pedro Bortolossi, gerente de produto da Axyon.
A transmissão dos dados entre as unidades base e células é feita por uma tecnologia de rádio proprietária da Radwin. Segundo Bortolossi, o investimento varia de acordo com o projeto.
O contratante da novidade pode também disponibilizar parte do sinal via wi-fi para os usuários, em caso de ônibus ou trens.
SEGURANÇA DE FROTA
Além do uso em veículos de transporte público, a tecnologia de internet móvel também é voltada a empresas ou entidades que possuem unidades em trânsito e necessitam de transmissão de dados em alta velocidade.
"Estamos contatando empresas privadas de transporte e polícias rodoviárias, que também podem ser beneficiadas com o uso desta tecnologia", destaca Bortolossi.
De acordo com Rodrigo de Martini, diretor de Negócios da Axyon, a sua empresa está com grande expectativa com a chegada da solução Radwin Mobility 5000 ao Brasil.
“Mobilidade e conectividade é o futuro das organizações que agora poderão prover o à internet com grande cobertura geográfica e com alta velocidade em qualquer lugar e a qualquer hora”, aponta Di Martini.
4G
Quando perguntado sobre a validade da tecnologia, em comparação com a chegada de novas tecnologias de internet móvel, como o 4G - que trará velocidades de até 100 Mbps - Bortolossi defendeu o seu produto.
"Focamos em empresas que desejam criar redes móveis com alta velocidade, com disponibilidade e solidez no sinal. É uma tecnologia voltada à transmissão de dados, mas também com segurança", completa.