Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Equipamentos estão sendo usados pela equipe em quatro aeroportos. Foto: flickr.com/photos/brunoafbarreto.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras aumentou em 100% sua área de cobertura de radiocomunicação com o uso do sistema digital DMR da Hytera, empresa de projetos e fabricação de equipamentos profissionais para comunicação móvel.
O sistema, que começou a ser usado em 2012, foi implantado nos aeroportos de Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Confins e Pampulha (MG), além da sede da empresa em Barueri, em São Paulo. Atualmente, toda a equipe de operação e manutenção da companhia faz uso dos equipamentos para rear informações como extravio de bagagens, embarque e desembarque, conferência de ageiros na aeronave e reparos.
“O antigo sistema analógico não cobria toda a extensão dos aeroportos. Com a solução digital, obtivemos maior alcance e menor tempo de indisponibilidade, além da possibilidade de comunicação via rádio entre bases que operam com o mesmo sistema e dos engenheiros que estão na sede da empresa com a equipe de manutenção na pista”, conta Robson Costa, do departamento de Telecom e Segurança da Informação.
Os rádios utilizados contam com filtros de ruído, órios de áudio integráveis aos equipamentos de proteção individual (EPIs) e atendem às resoluções da Anatel.
A Hytera tem 20 anos de atuação e atende em setores como segurança pública, mineração, petroquímico, transporte e comercial. No Brasil, está localizada em São Paulo, mas atende em todo país por meio de seus distribuidores.
Atualmente, a Azul conta com 128 aeronaves, que realizam 896 voos diários para 102 destinos, e transportou 15 milhões de clientes de janeiro a setembro de 2013. São 9.605 colaboradores.
No estado, a empresa tem voos para Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, o Fundo e Santa Maria.