
O Banco do Chile acaba de adquirir o Oracle Exalogic Elastic Cloud, sistema de hardware e software desenvolvido e otimizado para executar o Oracle Fusion Middleware e os aplicativos da Oracle em Java com alto desempenho.
Segundo Patrício Melo, gerente de Divisão Operacional e Tecnologia da organização, trata-se não apenas da primeira empresa da América Latina a adquirir a ferramenta mas também do primeiro contrato fechado pela Oracle com um cliente do setor bancário para esta solução.
Com 1,6 milhões de clientes atendidos por 420 agências e postos, além de presença internacional em parceria com o Citigroup, a instituição é a segunda maior de seu país, cuja população total fica em 16,8 milhões de pessoas, conforme dados do Banco Mundial de julho de 2011.
Com o Oracle Exalogic Elastic Cloud, a meta é consolidar e padronizar os data centers do banco, acelerando o desempenho de aplicativos críticos, agora executados no servidor Oracle WebLogic.
O banco também utiliza o Oracle WebLogic Server 11g para o processamento de transações em tempo real, reunindo múltiplos sistemas simultaneamente.
“Nosso desafio era contar com uma plataforma de negócios que se adequasse ao crescimento transacional do banco e nos permitisse atualizar a infraestrutura em um curto prazo”, ressalta Melo.
Comparativo
O Banco do Chile emprega mais de 9 mil colaboradores e, em número de agências e movimentação, fica atrás somente do Santander Chile, em seu país.
A título de comparação, no Brasil – país de população em torno de 190,7 milhões de habitantes (IBGE), ou mais de dez vezes maior que a do Chile - a maior instituição financeira é o Banco do Brasil.
A organização soma R$ 342 bilhões em ativos, segundo o último exercício divulgado, e conta com 15.133 pontos de atendimento, dos quais cinco mil são agências.