
Felippe Matteucci Melo, presidente do Banco IBM. Foto: Divulgação.
A IBM Brasil nomeou Felippe Matteucci Melo como novo presidente do Banco IBM, unidade de negócios responsável pela oferta de financiamentos de equipamentos, softwares e serviços de tecnologia da informação.
Melo assume o cargo até então ocupado por Antonio Rascão Cardoso, que atuará como COO (Chief Operating Officer) América Latina dentro da empresa.
O novo presidente começou sua carreira na IBM como estagiário e atua há aproximadamente 20 anos na companhia.
O executivo ocupou cargos na gerência de Client Financing para Grandes Empresas (divisão que contempla a área comercial do Banco IBM com foco em empresas de grande porte) e na gerência de Client Financing para General Business (nome dado anteriormente pela IBM para a divisão que inclui empresas de setores e portes diferentes).
Entre os objetivos do executivo à frente da operação do Banco IBM estão o e ao financiamento e crescimento da IBM em algumas das áreas mais estratégicas da empresa, como a de computação em nuvem e soluções cognitivas.
“O Banco IBM continua com sua missão principal de apoiar os imperativos estratégicos da IBM, como Cloud, Analytics, Segurança e Social, além de manter o foco contínuo na área de canais e de alianças estratégicas, atuando sistematicamente na expansão de novos mercados”, afirma.
Graduado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Melo possui MBA em vendas e gestão e MBA Executivo em finanças, ambos pelo IBMEC, além de MBA executivo pela Fundação Dom Cabral.
O lucro líquido do Banco IBM registrou um crescimento de 62% em 2015, com alta de 15% nas operações de leasing.
Em relação ao volume total, 75% dos financiamentos foram para produtos/serviços da própria IBM e os outros 25% para outros fornecedores de tecnologia da informação.
Financiando apenas projetos de tecnologia da informação, o Banco IBM ocupa hoje o 3º lugar no ranking brasileiro de instituições de financiamento e leasing, atrás do Banco Itaucard e do Bradesco Leasing, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Leasing (Abel).