.png?w=730)
Edgar Zattar, diretor de Tecnologia do Banco Modal (Foto: Divulgação)
O Banco Modal, banco carioca de investimentos, adotou a solução Dynatrace para monitorar a performance das suas aplicações, em um projeto com consultoria da Scala, uma empresa da Stefanini.
Segundo o Banco, a contratação da solução foi necessária para realizar um monitoramento mais eficaz da infraestrutura da companhia, usando a Dynatrace para garantir uma observabilidade completa do ambiente.
O projeto cobre todas as aplicações e serviços críticos da empresa, como internet banking, investimentos e Pix.
Com a solução, é possível identificar desde o início os primeiros indícios de falhas e alterações no tempo de resposta dos serviços, indicando qual servidor está sendo afetado.
Dessa forma, é possível garantir que os Acordos de Nível de Serviços (SLAs, na sigla em inglês) e outros índices de performance para a qualidade do serviço ao cliente sejam cumpridos.
A Dynatrace também fornece indicadores e análises automatizadas por IA, reduzindo a dependência de escalonamento de pessoas e facilitando a comunicação entre as equipes.
Assim, permite que o time de negócio se baseie na experiência dos consumidores, enquanto a equipe de infraestrutura pode ter uma visão geral, com métricas específicas de cada camada tecnológica.
Conforme Edgar Zattar, diretor de tecnologia do Banco Modal, a empresa usa a solução na monitoração da performance das interfaces de programação de aplicação (APIs, na sigla em inglês), as quais tiveram uma melhora de 30% em seu desempenho em um mês.
“A Dynatrace se mostrou uma ferramenta valiosa não só em incidentes, mas também em outras áreas. Conseguimos, por exemplo, identificar gargalos em aplicações e sistemas, permitindo que sejam refinados antes do deploy em produção", diz Zattar.
Outros ganhos relatados pelo Banco Modal foram a melhoria no indicador de disponibilidade da empresa, a visualização diretamente dos logs das aplicações para os desenvolvedores, e a monitoração sintética e painéis de health check, que permitem identificar telas de erro em sistemas antes mesmo da sinalização do usuário.
O Banco Modal foi fundado em 1995, tem sede no Rio de Janeiro, e possui mais de R$ 41 bilhões de ativos sob custódia.
Em 2015, lançou o ModalMais como uma plataforma digital de investimentos, que já captou mais de 1,9 milhão de clientes desde então.
Fundada em 1989 e com sede em São Paulo, a Scala é uma empresa especializada em soluções para negócios, via TI, com foco na implantação de abordagens tecnológicas voltadas aos negócios dos clientes.
Em março de 2016, ainda como Scala IT, a empresa se juntou ao grupo Stefanini, multinacional brasileira da área de TI com atuação em 34 países.