
Nas agências de negócio, os caixas do Itaú aceitam até pagamento de contas com o cartão de outro banco.
O Itaú, o Bradesco e o Santander abriram um novo tipo de agência bancária, só com caixas eletrônicos e com o gerente de conta. Essas agências não têm caixa, não aceitam pagamento de contas de consumo e não lidam com dinheiro em espécie.
Para essas transações, segundo a Folha de São Paulo, os clientes são orientados a visitar uma agência completa ou a usar o caixa eletrônico.
O próprio gerente costuma abrir e fechar o local, atender aos clientes e informar à regional se algum caixa eletrônico está desabastecido.
Como não têm transações em dinheiro, os locais não precisam de cofre, porta giratória nem segurança reforçada. O carro-forte só lida com o abastecimento dos caixas-eletrônicos.
Os bancos chamam as unidades de agências de negócios, focadas, por exemplo, em aplicações financeiras, contratação de empréstimo e seguros. A maioria das unidades fica em São Paulo.
Segundo o Itaú, a iniciativa faz parte da estratégia de oferecer "modelos de atendimento de acordo com a necessidade do cliente".
Nas agências de negócio, os caixas do Itaú aceitam até pagamento de contas com o cartão de outro banco.
O Santander informou ter nove agências nesse formato. O Bradesco não quis comentar o assunto.