Bancos ainda são tímidos nas redes sociais 343a1d

Apesar da crescente força do internet banking, os bancos ainda têm uma atuação tímida nas redes sociais. Segundo levantamento da empresa MITI Inteligência em mídias sociais, os cinco bancos brasileiros com a maior presença em mídias sociais geraram apenas 50 mil interações entre 15 e 27 de junho. Foram pesquisados o Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal. 4f254y

26 de julho de 2011 - 09:44
Bancos ainda são tímidos nas redes sociais

Apesar da crescente força do internet banking, os bancos ainda têm uma atuação tímida nas redes sociais.

Segundo levantamento da empresa MITI Inteligência em mídias sociais, os cinco bancos brasileiros com a maior presença em mídias sociais geraram apenas 50 mil interações entre 15 e 27 de junho.

Foram pesquisados o Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal.

Pelo período de quase duas semanas, a presença das marcas foi monitorada em sites como Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn e Reclame Aqui, além de blogs e fóruns.

Santander, o mais pop
De acordo com o estudo, o Santander foi o mais citado durante o monitoramento.

Foram 27,5 mil menções, ou seja, mais de 50% de todo o conteúdo capturado no período, mostrando uma supremacia nas redes dentre as marcas avaliadas.

No Twitter, Facebook e LinkedIn, o banco conta com mais de 26,7 mil seguidores, 11,3 mil fãs e 25,5 mil contatos, respectivamente. Para Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, o desempenho é um reflexo do investimento em mídias sociais da instituição.

“As empresas que investem na web e integram suas campanhas on-line e off-line conseguem resultados bem mais positivos”, observa Elizangela.

O segundo banco mais citado no período foi o Bradesco (16% das interações), seguido pelo Banco do Brasil e Itaú, com quase 12% do total de comentários cada.

A Caixa Econômica não atingiu 2% de todas as interações capturadas, entretanto, é o segundo banco com maior número de membros em sua comunidade no Orkut, rede social com grande participação da classe C. São mais de 28 mil membros, atrás apenas do Banco do Brasil, com 29 mil membros.

Tamanho não quer dizer nada
De acordo com Elizangela, o estudo comprova que a força de mercado não está ligada à presença nas mídias sociais.

O Banco do Brasil – maior banco brasileiro, com ativo de quase R$ 700 bilhões – reúne pouco mais de 60 mil usuários nos seus canais oficiais no Facebook, Twitter e Orkut.

Isso representa menos de um terço dos fãs que a companhia aérea Azul tem apenas no Facebook (a empresa é referência na atuação por ter um dos dez maiores perfis corporativos no Facebook Brasil).

No ano ado, as transações de internet banking representaram 23% do total, ficando atrás apenas das realizadas em caixas eletrônicos (31,9%).

Leia mais 6z23s

MoIP integra Facebook e cartões de crédito yc5d

Há 5063 dias

MJ quer regrar uso de dados pessoais 7126m

Há 5070 dias

TIC: 105 oportunidades para SMB com a Copa 3z6a63

Santander, o 1o banco na nuvem 4u206

MercadoPago: pagamento via redes sociais 2m1z5w

Ciab Febraban premia jovens e estudantes 3v196n

Itaú lança iConta e isenta taxa de manutenção 3r3r53