
O projeto ainda não tem previsão de chegada as agências físicas da instituição. Foto: Reprodução
O Banco do Brasil está testando atendimentos por meio de hologramas viabilizados em totens, em um projeto desenvolvido com tecnologia própria, batizado de Holograma BB.
Segundo o site Bloomberg, o Holograma BB é formado por um display holográfico, um microfone direcionado ao usuário, dois alto-falantes para sonorização e um sensor de presença.
A interação com o holograma pode ser feita por comando de voz ou por um display touch. Uma das tecnologias por trás do atendimento é a inteligência artificial generativa.
O menu possui quatro opções: tutorial para abrir a conta universitária, informações sobre benefícios, informações sobre o sistema de gamificação e personalização de cartão de crédito.
“Nesse primeiro momento estamos com funcionalidades focadas em emissão de cartões universitários, mas é apenas o início. Estão sendo estudadas novas funcionalidades e processos”, explica Daniel de Lima Vasconcelos, gerente de inteligência artificial e tecnologias emergentes no Banco do Brasil.
O projeto, no entanto, ainda não tem previsão de chegada a alguma das 11 mil agências físicas da instituição. A decisão de adotar o tipo de atendimento depende, entre outros fatores, de negociações com sindicatos dos bancários.
"Não há nada definido. Não sabemos ainda se ele vai ser usado nas agências. O experimento não quer dizer que teremos hologramas atendendo clientes”, ressaltou Marisa Mattos, vice-presidente de negócios digitais e tecnologia do Banco do Brasil, ao Bloomberg Línea.
Somente no segundo trimestre deste ano, o Banco do Brasil investiu cerca de R$ 2,4 bilhões na área de tecnologia. O valor foi destinado a ampliação e atualização dos serviços, incremento da infraestrutura atual e na substituição de sistemas antigos.