BANCOS

BC avança em pagamentos instantâneos 6o661o

Os primeiros pagamentos nesse modelo devem acontecer no final de 2020. 4n47e

24 de maio de 2019 - 14:17
O 12º Fórum Internacional de TI Banrisul contou com o  “Sistema Financeiro e a Inovação Digital”. Foto: Divulgação.

O 12º Fórum Internacional de TI Banrisul contou com o “Sistema Financeiro e a Inovação Digital”. Foto: Divulgação.

O Banco Central definiu que os primeiros pagamentos instantâneos (transferências monetárias eletrônicas entre diferentes instituições com disponibilidade de fundos em tempo real no modelo 24x7) devem acontecer no final de 2020.

A informação foi divulgada no “Sistema Financeiro e a Inovação Digital” do 12º Fórum Internacional de TI Banrisul, realizado no dia 23 de maio em Porto Alegre.

“O Banco Central tomou a frente nesse assunto e tem realizado consultas públicas sobre esse tipo de pagamento em seu site”, relata Leandro Vilain, diretor de negócios e operações da Febraban.

A ideia do projeto é atender especialmente à movimentação de recursos entre contas transacionais (que podem ser uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga), com os recursos em poucos segundos disponíveis para o recebedor em qualquer dia e hora, inclusive fins de semana e feriados.

O modelo quer trabalhar com uma chave-única por usuário, independente de sua instituição bancária.

​Iniciar um pagamento instantâneo deverá ser tão simples quanto selecionar uma pessoa na lista de contato do telefone celular (sem a necessidade de inserir informações como número do banco, da agência e da conta e o F do recebedor).

Pelo smartphone, será necessária uma conta em um prestador de serviço de pagamento (PSP) da escolha do consumidor e o aplicativo da instituição. 

“A ideia é reduzir transações em dinheiro de pequeno valor entre usuários e também para serviços, como pagamentos para corridas de táxi, que poderão, por exemplo exibir um QR Code para receber o valor”, detalha o diretor da Febraban.

A iniciativa de fomentar os pagamentos instantâneos é um dos seis pilares de atuação da Febraban com foco em inovação.

“Trabalhamos junto ao Banco Central e às instituições financeiras para avançar de forma correta em temas ligados ao universo digital”, explica Vilain.

A atuação é focada também em onboarding digital (para facilitar a abertura de contas online), registro de garantias, blockchain no sistema bancário, centro de cybersecurity e open banking.

Leia mais 6z23s

TENDÊNCIA

Banrisul: métodos ágeis em nova unidade 6x2v4w

Há 2204 dias
ERP

BNDES indica Omie e MarketUP 6o2p3f

Há 2205 dias
FINTECH

BS2 personaliza conta com o Flamengo 7310q

Há 2209 dias
FINANÇAS

Desbancarizar: por que fugir dos bancos ao investir 4i3z50

EVENTO

Fórum do Banrisul debate transformação digital 3g731u

NEGÓCIO

Bradesco compra BAC Florida 1k3v8

FINTECH

Nexxera tem acordo com C6 Bank 4p2j2i

BIOMETRIA

Banco PAN usa reconhecimento facial 464f2i

CRESCIMENTO

BR Startups investe no Carflix 611u4d