Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Os usuários dos ônibus, trens e barcas utilizam esses cartões atualmente. Foto: Divulgação.
Nos próximos três meses, o Rio de Janeiro irá testar a tecnologia Near Field Communications (NFC) para o sistema de bilhete único, integrando ônibus, trens e barcas.
Para isso, segundo o Mobile Time, aproximadamente 200 funcionários das empresas envolvidas no projeto receberam smartphones Razr D3, da Motorola, contendo o aplicativo da Riocard TI, companhia responsável pela solução.
O dispositivo terá a mesma função do Riocard, porém, a conexão com o validador da catraca é feita via NFC a partir da aplicação Mifare4Mobile gravada no Sim do telefone. Como o Mifare é utilizado no atuais cartões, não é preciso trocar as máquinas.
No entanto, se lançado comercialmente, será necessário fazer a substituição para a aplicação Mifare4Mobile.
Para validar a agem, o smartphone deve estar próximo do validador e os créditos serão descontados automaticamente. Porém, não é preciso estar com o app aberto, ele serve para a consulta de saldo e, futuramente, para recarga.
"É importante demonstrar que o NFC não será usado só para soluções de pagamento. Esse teste é uma maneira de trazer valor para o usuário e educá-lo", falou para o site o diretor de telecom da Gemalto, Damien Bullot.
Participam do projeto: Claro, Oi, Tim, Vivo, Motorola Mobility, Gemalto, Riocard TI e GSM Association.