CIBERSEGURANÇA

Brasil é o país que mais arrisca dados de clientes na Latam j2k2u

Kaspersky aponta que 46% dos funcionários brasileiros possuem o a informações sigilosas. 3j3j4n

11 de maio de 2023 - 10:29
Empresa alerta para vazamentos de dados e descumprimento da LGPD (Foto: Depositphotos)

Empresa alerta para vazamentos de dados e descumprimento da LGPD (Foto: Depositphotos)

Funcionários brasileiros são os que mais têm à disposição informações sigilosas de clientes, incluindo aí dados como nome completo, documentos pessoais e endereço.

É o que aponta um levantamento da Kaspersky, segundo a qual a prática acontece em 46% dos pesquisados no Brasil, à frente de países como Argentina (41%), Colômbia (40%), Chile (37%), Perú  (35%), e México (26%).

Em 90% dos casos, esse o se dá com senhas ou restrições, o que não torna o assunto menos preocupante, pelo menos na visão da Kaspersky.

Segundo a multinacional russa de segurança, caso a empresa não tenha um sistema de cibersegurança efetivo e treinamentos periódicos para os colaboradores, ela está suscetível a vazamentos de dados.

A metade dos funcionários brasileiros pesquisados afirma que as empresas não fornecem treinamento sobre a regulamentação.

Segundo Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil, uma empresa preparada consegue mitigar possíveis ataques que exploram as vulnerabilidades das companhias.

“Para que uma empresa se mantenha segura, não é necessário que uma senha seja trocada a cada três meses: uma senha forte e única já é uma ótima solução para continuar seguro. No entanto, é essencial que sejam aplicadas restrições antes dessa proteção, com o objetivo de que a senha não seja a única barreira entre um golpista e o dado que ele busca”, comenta o executivo.

Pensando nisso, entre as recomendações de proteção do ambiente corporativo da Kaspersky estão a instrução de funcionários por meio de cursos de treinamento, o backup regular de dados, e a alteração de todas as chaves de o em caso de vazamentos.

Criada em 1997 em Moscou, a Kaspersky cria e fornece softwares de segurança cibernética para pessoas físicas e para clientes corporativos. Hoje, mais de 400 milhões de usuários são protegidos por suas tecnologias, bem como 240 mil empresas.

Leia mais 6z23s

DIAGNÓSTICO

Vazaram dados no Fleury 313lh

Há 743 dias
PESQUISA

CDO brasileiro preocupado com segurança 2w5o6x

Há 756 dias
IA

Samsung: dados confidenciais no ChatGPT 2d2i6m

Há 774 dias
SEGURANÇA

Ativy Digital sofre ataque de ransomware 5h5c6b

VRUMMM

Ferrari sofre ataque cibernético 6y1h

DADOS

Minimalismo pode ser resposta para LGPD 206019