INOVAÇÃO

Brasil tem primeira cirurgia com uso do Glass 1i4hg

Pelos óculos, cirurgião recebeu orientações por vídeo e de um médico a distância, através do Hangout. 6rs45

31 de outubro de 2013 - 13:46
Cirurgião usa Glass durante procedimento. Foto: divulgação.

Cirurgião usa Glass durante procedimento. Foto: divulgação.

A Onofre Consulting, empresa de TI e mobile, e o Instituto Lubeck, clínica especializada em laparoscopia, realizaram na última sexta-feira, 25, a primeira cirurgia no Brasil com o auxílio do Google Glass.

O procedimento foi um colectomia, uma cirurgia de retirada parcial do cólon, e foi realizado no hospital São Camilo, em Salto, interior de São Paulo. O Google Glass foi utilizado pelo Dr. Miguel Pedroso, coordenador do Instituto Lubeck.

O uso do óculos teve dois objetivos. Pelo óculos, o cirurgião assistiu a vídeos de orientação do procedimento cirúrgico que estava realizando, comandados por voz, transmitiu e recebeu orientações de um médico a distância, através de um Hangout.

O experimento com o Glass faz parte do programa de treinamento "ColoLap", que visa ensinar novas técnicas em cirurgias colorretais laparoscópicas. O curso é composto de aulas práticas, teóricas e materiais didáticos em vídeo, que mostram o-a-o a realização de uma laparoscopia colorretal.

Segundo Pedroso, o resultado da experiência foi satisfatório, pois assistir aos vídeos do curso via Glass pode ser útil em casos em que o cirurgião ainda não está familiarizado com as técnicas e procedimentos cirúrgicos.

"Ter o material em vídeo facilmente ível por comandos de voz traz segurança para os médicos na hora da operação", comenta o cirurgião.

A Onofre, empresa que cedeu o óculos para a ocasião, usou a experiência para ajudar a desenvolver uma aplicação específica para o uso de vídeos em procedimentos médicos.

O médico também aprovou o uso do Hangout. "Com ele, até sete médicos podem fornecer orientações em tempo real ao cirurgião que está realizando a operação", completa.

O Hangout da cirurgia foi feito entre os Drs. Miguel Pedroso, que estava operando, e Mauro Pinho, que orientava a cirurgia em outro local, cercado de alunos do curso.

O uso efetivo do Google Glass em uma cirurgia mostra o potencial desse wearable device. Apesar de ainda estar em fase de testes, diversos projetos na Medicina usando o Google Glass já começam a aparecer.

Por enquanto, o dispositivo ainda não está disponível no mercado, e é usado apenas por usuários convidados.

Leia mais 6z23s

SEGURANÇA

RJ quer polícia com Google Glass 1a1z1o

Há 4362 dias
FELIZ PROPRIETÁRIO

Um Google Glass pelas ruas do RS 6o5c1a

Há 4326 dias
PAGUE POR VISUALIZAÇÃO

Google Glass: publicidade via olhar 1j6529

Há 4299 dias
SMARTWATCH DA SAMSUNG

Galaxy Gear chega às lojas este mês 103z5x

GLASSDOOR

SAS: o melhor balanço pessoal x profissional 1b3ur

TRANSMITIDA VIA GLASS

Cirurgia usa tecnologia wireless da Indra 2s867

PROTEÇÃO

ASUS lança Ultrabook com tampa de vidro 6a3h3s

SAMSUNG

Smartwatch começa a ser vendido nas Lojas Colombo 2i2172

US$ 18 BILHÕES EM 2018

Wearables: 13x mais vendas em 5 anos 6p2754

ÓCULOS CONECTADO

Microsoft quer ter seu próprio Glass 5wx5p

NOVA VERSÃO

Google Glass 2 deve ser lançado nesse ano 2c253u