(1).jpg?w=730)
Foto: divulgação.
A Braskem, maior petroquímica das Américas, contratou a Infosys para desenvolver uma plataforma focada em conectar produtores e transportadores de cargas em um ambiente digital.
Com o objetivo de otimizar os altos custos logísticos que impactam a cadeia de produção, a primeira versão da solução está em operação desde o início do ano ado.
O projeto contempla módulos para planejamento inteligente e gerenciamento de frota exclusiva da Braskem, além de monitoramento em tempo real e rastreamento de entregas de ponta-a-ponta.
Utilizando machine learning, o sistema explora algoritmos desenvolvidos por profissionais da Braskem com expertise em ciência de dados, que adicionaram ao processo uma camada de inteligência para a tomada de decisão com base em informações instantâneas sobre distância, percursos e próximas entregas previstas.
A companhia conectou a plataforma ao seu ERP, que é da SAP, e afirma ter ganho escala, flexibilidade e maior automatização, como a consolidação de pedidos e remessas e envios de ordens de transporte correspondentes.
Segundo a empresa, o resultado é uma melhora sensível na gestão do tempo e planejamento, assim como a eliminação de inconsistências.
A plataforma também possui funções como o monitoramento do percurso de ponta a ponta, analisando desde eventos como potencial atraso e número de paradas, até o momento da chegada da mercadoria ao destino e seu descarregamento.
Por meio de um módulo adicional, ainda é possível realocar, com menor tempo, cargas que foram readas por transportadoras.
A equipe de desenvolvimento de produto da Braskem continua aperfeiçoando funcionalidades avançadas da plataforma, que focam no aumento de visibilidade e centralização de dados de transporte, assim como em aspectos que aprimoram a experiência do usuário.
No momento, o time está avaliando diversas possibilidades, como adicionar à solução novos algoritmos, escalar a plataforma e outras possíveis parcerias no setor para impulsionar aprendizados.
“Nosso objetivo com esse produto é ampliar a visibilidade da capacidade e disponibilidade de frete, além de explorar melhor a dinâmica de preços nas contratações”, explica Jaime de Paula, responsável pela plataforma de logística dentro do centro digital da Braskem.
Após a primeira fase do projeto, a Braskem considera lançar a plataforma ao mercado para que as transportadoras acompanhem o trajeto de caminhões, visualizem cargas disponíveis e façam a gestão da sua operação com a companhia por meio deste ambiente digital.
“Por meio da automação e otimização de processos, não só destravamos os gargalos de operação logística, mas também fortalecemos nossa relação com parceiros, oferecendo uma experiência superior e agregando valor aos nossos clientes finais”, destaca Guilherme Baeta, Chief Digital Officer (CDO) da Braskem.
Segundo a Infosys, esta plataforma logística digital foi um projeto que abre um leque de oportunidades no setor.
“Todo nosso trabalho com a Braskem foi feito em total sinergia e transparência. Ficamos felizes em poder contribuir para entregar uma melhor experiência para as transportadoras, com maior maleabilidade e eficiência”, afirma Edward Bagliotto, associate partner da Infosys Brasil.
Com mais de três décadas de experiência, a indiana Infosys está presente em 46 países e tem receita de US$ 12,7 bilhões. A empresa tem mais de 239 mil funcionários e mais de 1,4 mil clientes. Cerca de 50 deles estão no Brasil, onde a companhia atua desde 2009.
Já a brasileira Braskem foi fundada em 2002 e produz resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene.
Com receita líquida de R$ 58,5 bilhões, a empresa possui 8 mil colaboradores em 40 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha, exportando seus produtos para clientes em mais de 100 países.