.png?w=730)
A BRBCard tem uma base de 1,2 milhões de usuários ativos de cartões de crédito (Foto: Divulgação)
A BRBCard, subsidiária a de cartões do Banco de Brasília (BRB), contratou a Pure Storage, empresa americana de TI que fornece serviços de armazenamento de dados, para reduzir o tempo de resposta de seus processos.
Segundo a companhia, a decisão de modernizar surgiu a partir da identificação de desafios com a estabilidade e agilidade dos processos diários dos planos de expansão da empresa e da experiência do cliente no o do aplicativo.
Entre as exigências da subsidiária, estavam a otimização da sua arquitetura de TI, economia de tempo em seus processos e tecnologia all-flash, em que os dados da empresa ficam armazenados em memórias flash ao invés de hard disks, para melhorar a performance do sistema.
Com a implementação da tecnologia da Pure Storage, o aplicativo BRBCard, principal produto da empresa, registrou redução de sete segundos no tempo de o aos dados do cartão virtual, processo que agora é concluído em apenas um segundo.
A mudança refletiu nas avaliações do aplicativo, que subiram de 2,5 para 3,7 de 5 em um período de três meses.
Além disso, a empresa identificou melhora no tempo de inatividade. A otimização do armazenamento de clusters reduziu o tempo de recuperação de dados em mais de uma hora.
“A alta disponibilidade dos produtos e serviços aos clientes é algo que não abrimos mão. A opção que fizemos por essa tecnologia se deve à capacidade de recuperar dados rapidamente, visando praticamente zerar o RTO, garantindo assim a continuidade dos nossos negócios”, explica Marcos Paulo Ilidio dos Santos, CIO da BRBCard.
A empresa também optou por cobrir seus dois data centers com as soluções Pure1 VM Analytics, para a visibilidade de ponta a ponta sobre a performance de discos e máquinas, e SafeMode, com snapshots imutáveis para a proteção contra ameaças de ransomware.
“O Pure1 VM Analytics não foi o foco do nosso projeto, mas desde que o ativamos não podemos imaginar nosso dia a dia sem essa ferramenta. Isso porque traz um nível de visibilidade para nossa TI que sequer achávamos que seria possível”, explica Daniel Mendes, gerente de infraestrutura de TI, segurança cibernética e dados da BRBCARD.
A mudança no armazenamento acelerou também o tempo de carga de arquivos, reduzido de oito horas para 40 minutos.
Já os processos internos de transferência de arquivos e processamento de dados para transação e autorização de compras com os cartões foram acelerados em 10 vezes.
Segundo a empresa, a área de cobrança ganhou agilidade com o alto desempenho no registro, e gerenciamento de dados consolidados, com redução de seis horas para disponibilidade de dados nesse setor.
Agora, além de eliminar a necessidade de processar os dados novamente ao longo do dia para atualizar as informações, a empresa não precisa mais comprar armazenamento adicional para atender a demanda.
A BRBCard está sediada em Brasília, no Distrito Federal, e atende o território nacional e clientes internacionais, com uma base de 1,2 milhões de usuários ativos de cartões de crédito.
A empresa surgiu originalmente em 1997, para comercializar e istrar o portfólio de produtos e serviços dos cartões BRB.
A Pure Storage foi fundada em 2009 e figura na Bolsa de Valores de Nova Iorque, com faturamento de US$ 1,6 bilhão e mais de 7 mil clientes no mundo. No Brasil, tem escritórios em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.