
Bret Taylor e Marc Benioff. durante evento da Salesforce. Foto: Salesforce.
Bret Taylor, co-CEO da Salesforce, saiu da empresa nesta quarta-feira, 30, em uma decisão que parece ter pego todos de surpresa.
Nomeado para o cargo em dezembro do ano ado, Taylor anunciou a saída durante uma conferência com analistas sobre o resultado do terceiro trimestre.
Ele disse que quer “retornar às suas raízes empreendedoras”. Segundo o site Business Insider, o anúncio bombástico em uma ocasião corriqueira pegou todo mundo de surpresa, inclusive o CEO da Salesforce, Marc Benioff.
Benioff inclusive enviou um e-mail para os funcionários cheio do que parece ser dor de cotovelo.
“Nós temos que deixar ele sair e eu entendo, mas não gosto. Nós vamos tentar te trazer de volta de alguma maneira”, disse Benioff. “Não pense que você vai sair dessa vivo, porque você não vai”, completou o chefão da Salesforce, em tom jocoso (espero).
Taylor tinha cinco anos de casa e era COO da Salesforce antes de ser nomeado co-CEO.
Esse tipo de arranjo de divisão de poder tem lá seus problemas e Taylor estava numa situação especialmente problemática, porque era um co-CEO de mentirinha dividindo o poder com um ícone do setor de tecnologia.
Isso porque, os dois co-CEOs não estavam em pé de igualdade na hierarquia interna. Taylor seguia reportando a Benioff.
Taylor tinha a responsabilidade pelo time executivo, que antes reportava a Benioff. O quanto isso significava na prática, quando os executivos sabem que Taylor responde para Benioff, fica em aberto.
Na época, os insiders do Vale do Silício interpretaram o arranjo como uma manobra para aplacar um pouco as ambições de Taylor.
O site The Information já havia revelado em outubro de 2021 que Taylor teria comentado a pessoas próximas que esperava ser promovido em breve ao cargo de CEO (sozinho, no caso).
Na avaliação do site, Benioff tomou a decisão para manter Taylor no barco, ao mesmo tempo em que não cede o controle.
No final das contas, parece que a manobra não funcionou e Taylor optou por dar o fora, da maneira mais problemática possível.