
A fabricante Bridgestone Bandag lança um chip para gerenciamento de pneus no Brasil.
O componente, acoplado aos pneus de caminhões e ônibus, permite obter, por rádio frequência, informações como identificação numérica, modelo, dimensão, ciclo de vida e desenho de banda.
Todas as informações enviadas pelo pneu ficam armazenadas em um banco de dados.
“A tecnologia é composta por um chip e por uma leitora que recebe os dados e os transmite para outro periférico portátil via sinal Bluetooth”, afirma Ricardo Drygalla, gerente de marketing da Bridgestone Bandag no Brasil.
Usando vulcanização química, o chip é fixado no próprio pneu como fazendo parte da peça. Para uma frota de 500 pneus, explica Drygalla, o investimento total da solução é de R$ 10 mil.
Além do próprio chip, a Bridgestone Bandag oferece soluções e softwares que monitoram os sulcos dos pneus e avisam quais necessitam de troca ou rodízio,além de combinar pneus de diferentes veículos e diagnosticar anomalias mecânicas.
“O frotista ganha em tempo e em gestão por meio de uma clara mensuração dos custos por quilômetro rodado”, enfatiza Drygalla.
Segundo a Bridgestone Bandag, na empresa Transpérola, de Goiânia (GO), o índice de problemas com os pneus caiu de 300 para 18 ao mês.
Na última década, a Bridgestone Bandag investiu no Brasil mais de R$ 5 milhões em softwares para gerenciamento de frotas, como o chip. Com essas soluções, a empresa espera crescer 30% no número de clientes assistidos até 2012.
Fundada em 1931, a Bridgestone, com sede no Japão, é uma das maiores fabricantes mundiais de pneus e detentora da marca Firestone.
Emprega 138 mil funcionários no mundo e mantém operações em 26 países.