Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Agência da Caixa. Foto: divulgação.
A BRQ unificou em um ambiente as informações de processos de negócios dos clientes da Caixa, antes distribuídos em 15 sistemas diferentes, em um único repositório, baseado na plataforma IBM Websphere.
Não foi revelado o valor do contrato.
De acordo com nota da empresa, a nova organização facilita o processo de autenticação única dos usuários, apresentação de informações personalizadas, publicação de conteúdos e integração de serviços em uma arquitetura apoiada por um barramento de serviços, viabilizando sua execução a partir de diferentes sistemas.
Até o momento, o projeto já foi entregue para os clientes pessoa física. A BRQ ainda realizará a extensão do projeto para atender também pessoa jurídica, além de habilitar no portal negócios da área social, habitação e governo.
Hoje cerca de 4,5 mil agências no Brasil já estão trabalhando com o novo sistema, e a previsão é que até outubro deste ano o funcionamento atingirá toda a rede nacional.
Consolidação parece ser a palavra de ordem na Caixa. Recentemente, o banco estatal federal fechou um contrato de R$ 45,7 milhões com a Informatica Corporation para a área de armazenamento e tratamento de dados, substituindo um número não revelado de sistemas independentes.
O contrato foi fechado em dezembro de 2013 e a primeira fase foi colocada em produção entre abril e maio deste ano. O projeto vai até 2015.
Um contrato ainda maior foi fechado com a SAP. No ano ado, a Caixa fechou um contrato de R$ 518 milhões em três anos com a multinacional alemã de sistemas de gestão.
O quarto maior banco do país decidiu consolidar 80 sistemas legados usando a apliacação da SAP para core banking.