
A campanha do deputado estadual Edson Brum (PMDB-RS) teve um aliado poderoso: um software de Business Inteligence.
Eleito com 67 mil votos, a segunda melhor votação do seu partido e a sexta melhor do estado, o político e sua equipe usaram durante o processo de eleitoral uma ferramenta de BI baseada em Qlikview desenvolvida pelo consultor gaúcho Giovani Collovini.
Com o uso do software, foi possível saber o desempenho de Brum numa cidade na eleição ada com informação do TSE, além de conhecer dados estatísticos da mesma oriundos do IBGE e cadastrar os contatos dos principais apoiadores em cada localidade.
“O Edson vez votos em 424 municípios, 84% do total. Em uma campanha tão pulverizada, informações são fundamentais”, explica Tiago Brum, irmão do candidato e diretor da Primeira Pessoa Marketing Político, empresa de comunicação responsável pela campanha.
Edson Brum fez 13 mil votos em Rio Pardo, sua cidade natal e acima de mil em outras sete cidades, o que deixa quase 47 mil votos dispersos pelo estado todo.
“Isso é uma consequência do ado dele como líder da ala jovem do PMDB e da diversidade de bandeiras do candidato”, explica Tiago.
De acordo com o diretor da Primeira Pessoa Marketing Político, a ideia é qualificar mais o banco de dados para as próximas eleições, além de começar a desenvolver uma ferramenta de CRM. “Não adianta querer todo o público com a mesma mensagem”, resume Tiago.
O sistema é instalado em notebooks, mas um dos projetos de Collovini é criar uma versão web baseada na versão free do Business Objects da SAP.