
Banco Bonsucesso apostou na Nutanix.
O Banco BS2, antigo Banco Bonsucesso, adotou a Enterprise Cloud Nutanix como solução de hiperconvergência e conectividade para a nova operação de meios de pagamentos da instituição financeira.
Com o projeto, a empresa registrou ganhos de produtividade em relação ao ambiente tradicional de infraestrutura de 80% e redução – também de 80% - no espaço no datacenter.
O Bonsucesso foi um dos pioneiros na modalidade de crédito consignado e agora, quase 20 anos depois, diversificou suas operações e criou a ADIQ, uma empresa de meios de pagamentos, também conhecida como adquirência, para a qual precisava estruturar a operação para ar os novos negócios.
A área de tecnologia, atendida pelo braço BS2 Tech, que conta com 150 funcionários divididos em infraestrutura, projetos e sistemas, foi a responsável pelo projeto.
“Não queríamos investir em uma plataforma que operasse como um elefante branco, mas sim na possibilidade de crescer de forma granular, o a o. Nosso grande desafio era escolher uma tecnologia que complementasse a infraestrutura do Banco, solucionando os gargalos já detectados”, detalha Rudy Cordeiro, diretor TI do BS2.
Dando sequência à estratégia, em janeiro deste ano, o Banco fez um estudo de hiperconvergência, em conjunto a parceira Relacional TI, e optou pela Nutanix.
“Além da ótima experiência e do desempenho altamente produtivo, o custo das soluções da Nutanix também foi bastante atraente”, lembra Rafael René Giannetti, coordenador de infraestrutura do Banco.
Assim, o Banco adquiriu um sistema Nutanix para seu datacenter principal e nós adicionais para o datacenter secundário, responsável por toda operação de disaster recovery da instituição. A estrutura foi completada por uma solução para replicação síncrona, em uma rede de 10Gbps de fibra apagada, que hoje é a maior de Belo Horizonte.
A infraestrutura do Banco BS2 conta com uma rede de clusters distribuídos em dois datacenters em collocation na Grande Belo Horizonte – um para operação e outro para disaster recovery.
Com matriz em Belo Horizonte e uma filial em São Paulo, o Banco possui dois links redundantes de 100Mbps e dois links de 100MB de internet para conectar as duas unidades. Da matriz ao datacenter de operação, conta com um anel e dois links dedicados de 1Gbps e da matriz para a contingência, dois links de operadoras.
As soluções da Nutanix ajudarão a instituição em seus projetos de expansão assim que a ADIQ começar a operar.
“Crescer em grande escala é muito fácil. Mas com a Nutanix, conseguimos fazer isso de forma escalonada e distribuída em todos os nós do cluster. Além disso, não preciso de um especialista para cada solução. Tenho um único profissional que faz todo o gerenciamento, com a facilidade de uma estrutura plug&play”, diz Giannetti.
Dentre os planos de expansão da instituição nos próximos anos, também está prevista a adaptação e atualização da infraestrutura atual e todo o legado para ar a operação de um Banco digital.
O Bonsucesso, instituição financeira com sede em Belo Horizonte e 25 anos de mercado, ou a atuar em novembro com a marca BS2. A partir da mudança de nome, a companhia busca se reposicionar para atuar como um hub de produtos e serviços financeiros.
Em março de 2018, o BS2 colocará no ar a plataforma digital que vai oferecer diversos serviços financeiros sem tarifas de manutenção e anuidade.
A promessa é que o usuário poderá, por exemplo, abrir uma conta corrente com o processo totalmente digital em apenas três minutos.
Produtos como investimentos, operações de câmbio, realização de transferências internacionais, meios de pagamento, planos de previdência, seguros, cartões de débito e crédito estarão disponíveis para os clientes.