
Emerson Bueno. Foto: Divulgação
Emerson Bueno, ex-gerente de alianças estratégicas da IBM, acaba de assumir o cargo de diretor de alianças da Systax, uma empresa de São Paulo especializada em software para a área fiscal e tributária.
O executivo tem 16 anos de IBM, em duas agens diferentes, uma entre 2001 e 2013, no qual ou por diversos cargos na área de software, focando nos mercados de São Paulo e no Norte e Nordeste do país, e uma segunda nos últimos seis anos atuando com alianças a partir de Hortolândia, no interior de São Paulo.
Nesse último período, Bueno teve contato com a Systax por meio da criação da Busca.Legal, uma startup de inteligência para a área fiscal baseada na tecnologia de IA Watson da IBM, que chegou a ser premiada pela multinacional como destaque na América Latina.
“Estava do lado da IBM neste projeto. Foi um período de muito aprendizado e, agora, alguns anos depois, entro na Systax com a meta de fortalecer a torre de alianças”, explica Bueno.
Atualmente, a Systax conta com mais de 75 Alianças e mais de 65 integrações com ERPs, e-commerces, sistemas de compras, além de outras plataformas.
Jerson Prochnow, CEO da Systax, é um nome experiente no segmento fiscal.
Ele foi um dos fundadores ainda em 1999 da FiscoSoft, uma provedora de informações fiscais adquirida pela gigante de software fiscal Thomson Reuters em 2012, além de ter sido auditor da Receita Federal, onde foi supervisor do projeto de implementação da nota fiscal eletrônica.
Hoje, a empresa tem 165 funcionários e atende 2 mil empresas ou grupos econômicos, alguns deles grandes nomes como Havan, Gerdau, Leroy Merlin ou Polishop.
No final de 2019, a Vertex, uma multinacional americana de software fiscal, pagou US$ 12,4 milhões por uma participação de 60% na Systax, com planos para comprar os 40% até 2024.