INOVAÇÃO

Campinas terá seu evento de tecnologia 44524x

Innovation Week quer receber 15 mil visitantes ao longo de quatro dias. 4a2666

05 de junho de 2024 - 12:59
Dário Saadi (Foto: Arquivo Pessoal/ Dário Saadi)

Dário Saadi (Foto: Arquivo Pessoal/ Dário Saadi)

Campinas, a maior cidade do interior de São Paulo, quer comemorar seus 250 anos com um grande evento de tecnologia, reunindo 15 mil visitantes ao longo de quatro dias. 

Marcado para acontecer nos dias 11 e 14 deste mês, o Innovation Week será gratuito que reunirá empresas, investidores e institutos de tecnologia. 

O evento acontece no Pátio Ferroviário, um antigo depósito com uma área total de 7,5 mil metros quadrados. A conta, na casa dos R$ 8 milhões, será paga pela prefeitura de Campinas.

A título de comparação, a terceira edição do South Summit Brazil, evento global de inovação que acontece em Porto Alegre, recebeu 23,5 mil pessoas neste ano. 

Já o Web Summit Rio, um dos mais importantes encontros de tecnologia e inovação do mundo, reuniu 34 mil pessoas. Ambos são eventos pagos, ainda que subsidiados com dinheiro público. 

Segundo a gestão de Campinas, a ideia é firmar o ecossistema de tecnologia e ciência do município, gerar negócios e oportunidades para a comunidade local.

A iniciativa campineira agrega eventos que já aconteciam na cidade anteriormente, como o Retail Conference, que apresenta as tendências do varejo; o Inova Trade Show, focado no setor de inovação da região da cidade; o Open Innovation Week, que foca no ecossistema de inovação aberta; e o Tech Start Summit, evento de networking para startups, empresas e investidores da região.

Ao longo dos quatro dias, serão realizadas mais de 50 palestras, com executivos como  Magno Maciel, pesquisador da OpenAI; Michelle Tsufa, diretora-executiva da Stanley no Brasil; Marina Silva, líder de projetos de software do Mercado Livre, e Marcelo Silvestrin, diretor de IoT e inovação digital da Bosch.

Haverá também um palco exclusivo disponível para mais de 250 startups que estarão presentes no evento, para realizar pitches para fundos de investimentos. Neste âmbito, a ideia é estimular não apenas deep techs como também empresas de impacto social e ambiental.

Além disso, os convidados poderão realizar imersões de experiência com marcas como Bosch, Enel, TikTok, Porsche e iFood, que também patrocinam o evento.

Entre as atrações, será possível participar de uma simulação de asa delta com um óculos de realidade virtual que fará o usuário sobrevoar a cidade.

“Essa iniciativa é um esforço da cidade, não de se tornar um ecossistema importante de tecnologia, inovação e pesquisa, mas para mostrar o que já temos. Temos um ecossistema fantástico aqui, um setor de inovação e tecnologia que é um dos melhores do país, mas não somos reconhecidos por isso. Somos reconhecidos por quem conhece muito bem o setor, apenas. O evento é fantástico não só como fomentação de negócios, mas também como algo fundamental para posicionar a cidade da forma que ela merece e para o futuro do país”, comenta Dário Saadi, prefeito de Campinas.

A cerca de 94 quilômetros de São Paulo, Campinas é carinhosamente chamada de Vale do Silício brasileiro, sendo sede de diversos centros de pesquisas, como o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (qD); universidades renomadas, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e empresas de grande porte, como Motorola, Dell, CI&T e IBM.

Leia mais 6z23s

INOVAÇÃO

NG apresentará IA para ERP em grande evento 3c1m69

Há 352 dias
EDUCAÇÃO

Instituto Caldeira mantém programação do Geração Caldeira 452j2a

Há 354 dias
AGENDAS

Milei encontra elite do Vale do Silício 6t3y43

Há 360 dias
ESPORTE

Softtek patrocina equipe do Moto 1000GP 4a503k

DESTAQUE

Senior Sistemas esteve na Brazilian Week Nova Iorque 6r4z1q