
Previsão é que mais de 5 milhões de pessoas visitem o Rio no carnaval. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A Polícia Militar do Rio de Janeiro anunciou que usará um sistema de reconhecimento facial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí e no entorno do local durante o Carnaval deste ano.
A tecnologia, sem nome divulgado, é a mesma que foi utilizada durante o réveillon de Copacabana. Segundo a PM, o sistema foi considerado positivo, ajudando a prender dois foragidos da Justiça entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro.
"O processo agora é consolidar o que a gente desenhou, fazer com que funcione de forma rotineira e regular", explica Luiz Henrique Pires, Secretário de Estado da Polícia Militar Rio de Janeiro.
Conforme o g1, o sistema já é utilizado nas praias de Copacabana, Arpoador e Barra da Tijuca e funciona por meio de câmeras.
Para os blocos de rua, o uso das câmeras ainda não foi definido e depende de um alinhamento com a prefeitura do Rio. Conforme a PM, cerca de 12,1 mil policiais estarão nas ruas da cidade durante o Carnaval deste ano.
Para este ano, a previsão do governo é uma ocupação de 85% nos hotéis da capital fluminense até o Carnaval, com mais de 5 milhões de visitantes, movimentando R$ 4,5 bilhões.