
Final de feira na Alemanha. Foto: divulgação/Cebit.
O público da Cebit caiu 9% em 2013, para 285 mil participantes.
Os números foram divulgados no sábado, 09, último dia da maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Hannover, na Alemanha.
Participaram cerca de 4 mil companhias expositoras, uma queda pequena frente aos 4,2 mil do ano ado.
As cifras ficam distantes dos tempos áureos da Cebit no auge da bolha de tecnologia do começo dos ano 2000, quando a feira era visitada por 850 mil pessoas e tinha 8 mil empresas participando.
O desempenho reflete o momento econômico europeu.
O setor de tecnologia alemão prevê crescimento de 1,4% para 2013 - menos do que os 2,2% de 2012. E o país espera crescimento de apenas 0,4% para este ano.
Economia compartilhada (ou "shareconomy") foi o tema do evento neste ano, mas os destaques nos corredores da feira ficaram para as impressoras 3D de baixo custo e os óculos de realidade aumentada, na esteira do Google Glass.
A Cebit já ou por uma reformulação em 2011, buscando recuperar o terreno perdido para eventos como a americana Consumers Electronics Show junto ao público não corporativo.
A feira ou a ser estruturada em quatro áreas principais: "Cebit Gov" (expositores governamentais e do setor público), "Cebit Pro" (para negócios), "Cebit Lab" (universidades e institutos de pesquisa) e "Cebit Life" (internet, consumidores finais e cultura digital).