DADOS

Cemig migra para DC da Sonda Ativas m626p

26 de setembro de 2017 - 16:21
Cemig apostou em tecnologia da HPE. Foto: Divulgação.

Cemig apostou em tecnologia da HPE. Foto: Divulgação.

A Cemig migrou sua infraestrutura de data center para equipamentos da HPE instalados no ambiente da Sonda Ativas.

Foram adquiridos com o canal Digiopen dois storages HPE 3PAR, uma solução de backup StoreOnce, oito switches SAN HPE 8/8, além de um chassi com lâminas para montar o ambiente e assim viabilizar o serviço de migração de dados.

Com a compra de equipamento, a migração não usou o chamado “ambiente bolha”, no qual os sistemas rodariam durante a movimentação de equipamento, o que diminuiu a complexidade do projeto.

“Preparamos a infraestrutura dentro do nosso datacenter para recebermos a migração de todo ambiente do nosso cliente”, afirma Aurélio Arouca, gerente de projeto da Sonda Ativas.

O processo da mudança de datacenter, contendo o planejamento e as migrações efetivamente, teve a duração de 12 meses divididos em quatro fases, com a participação da HPE em três fases com duração de pouco mais de oito meses, de abril de 2016 a setembro de 2016. 

Na primeira fase de participação da HPE foi feita a ativação dos equipamentos. Na segunda e terceira fase, foi feita a migração de dados dos sistemas que estavam em storages legados da CEMIG para os storages adquiridos, onde 90% dos dados foram migrados pela HPE.

“Foram 40 go lives em um ano, sendo apenas um ambiente que tivemos que executar o plano de retorno, porém na segunda tentativa obtivemos êxito na migração deste ambiente”, afirma Arouca.

Outro fator interessante é que houve uma aquisição no meio do processo, quando a Sonda comprou 60% da Ativas por R$ 114 milhões em agosto de 2016.

Os outros 40% restantes são do Grupo Asamar e da própria Cemig.

Uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, a Cemig responde por 96% da área de concessão em Minas Gerais, com mais de 7,5 milhões de consumidores, em 774 municípios. 

A estatal é a maior fornecedora de energia para clientes livres do país, com 25% do mercado, e um dos maiores grupos geradores, responsável pela operação de 70 usinas, com capacidade instalada de 7.295 megawatts.

Leia mais 6z23s

REESTRUTURAÇÃO

Sonda IT muda lideranças da Ativas 6o3111

Há 3080 dias
CONTRATAÇÃO

Sonda IT: novo diretor comercial para utilities j6li

Há 3026 dias
REDE

Cemig amplia backbone óptico 3d514z

Há 2978 dias
ALSOL

Cemig armazenará energia fotovoltaica 6e6a5s

ESTRATÉGIA

Lenovo: mais canais de data center 682j6k

MOVIMENTO

Silva, ex-SAP, está na AWS 4m6x5k

COISAS

Vivo tem oferta IoT focada em energia 23q2x

AMÉRICAS

Everis tem diretor de infra e cloud 681u3r

VANTARA

Hitachi se reposiciona em TI 5n616e