CIC faz campanha por Vila Oliva 632258

A CIC Caxias segue sua campanha pela construção do novo aeroporto de Caxias do Sul  na localidade de Vila Oliva. Nesta terça-feira, 01, o presidente da entidade, Milton Corlatti, e mais três diretores, estiveram em reuniões na capital com os deputados Alceu Barbosa Velho (PDT), Maria Helena Sartori (PMDB) e Marisa Formolo Dalla Vechia (PT), a secretária do Turismo, Abgail Pereira (PT), e o secretário do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe (PDT). 5y1n31

02 de março de 2011 - 11:13
CIC faz campanha por Vila Oliva

A CIC Caxias segue sua campanha pela construção do novo aeroporto de Caxias do Sul  na localidade de Vila Oliva.

Nesta terça-feira, 01, o presidente da entidade, Milton Corlatti, e mais três diretores, estiveram em reuniões na capital com os deputados Alceu Barbosa Velho (PDT), Maria Helena Sartori (PMDB) e Marisa Formolo Dalla Vechia (PT), a secretária do Turismo, Abgail Pereira (PT), e o secretário do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe (PDT).

Barbosa, Maria Sartori, Abgail e Sehbe se comprometeram a defender a construção do aeroporto no local, que concorre com Monte Bérico, situada entre Garibaldi e Farroupilha. Marisa ficou em cima do muro, anunciando que apoiará a decisão do governo estadual.

“Temos que dar valor aos valores. O PIB de Caxias do Sul, que é da ordem de aproximadamente R$ 12 bilhões, se sobrepõe ao dos demais municípios. Isto é fato. Não dá para desconsiderar que a cidade, devido a sua pujança, lidera a região”, argumenta Corlatti.

Os principais defensores da construção em Monte Bérico são lideranças empresariais das vizinhas Bento Gonçalves e Farroupilha, cujo PIB combinado em 2008 foi de cerca de R$ 3,6 bilhões.

O tema do aeroporto estará novamente em pauta na reunião-almoço da entidade dia 21 de março, quando a CIC receberá o governador Tarso Genro. A expectativa da entidade é de que ele faça o anúncio oficial da definição do local de instalação do aeroporto internacional da Serra Gaúcha.

Yeda chegou a anunciar Vila Oliva
A então governadora Yeda Crusius (PSDB) chegou a anunciar a construção do novo aeroporto da cidade em Vila Oliva no final de novembro de 2010.

O anúncio se deu na esteira da divulgação de um estudo no qual Vila Oliva recebeu nota  9,69 contra os 5,34 pontos atribuídos a Monte Bérico com base em uma relação com 15 critérios.

A anúncio de Yeda causou áspera polêmica via Twitter com o atual secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque (PSB)

No final, Yeda cedeu à pressão e horas depois da divulgação da primeira posição, o governo do estado publicou uma nova nota divulgando apenas a resultado do estudo e afirmando que a escolha definitiva caberia ao governo Tarso.

Crescimento limitado
A nova estrutura deve substituir o Aeroporto Regional de Caxias do Sul - Hugo Cantergiani -, até então o mais movimentado do interior do Rio Grande do Sul, que atualmente está em uma área cercada por moradias e não tem capacidade para receber voos de grande escala.

Além disso, a pista não comporta aviões acima de médio porte, não havendo condições técnicas para ampliação.

O projeto do novo aeroporto prevê uma pista de três mil metros, numa primeira etapa, chegando aos quatro mil, num segundo momento. Além disso, terá infraestrutura para receber aeronave de grande porte e voos de carga e ageiros.

O novo aeroporto é vital para à Copa do Mundo 2014, já que a Serra Gaúcha tem expectativa de ser campo-base para o mundial.

Confira, abaixo, um mapa com as distâncias dos locais cogitados para o aeroporto de cada uma das cidades envolvidas.
View Aeroporto na Serra Gaúcha in a larger map

Leia mais 6z23s

TAP voará Porto Alegre – Lisboa direto 6t36s

Há 5252 dias

Com aredo, Gol amplia voos regionais 106z1e

Grupo Voges contrata ex-Iguatemi e ex-Simecs 5uft

Aeroporto de Caxias: anúncio, briga e recuo 3k5d4p

Gol terá base no Aeroparque de Buenos Aires 3wk5