
A Citrosuco conta com quatro unidades fabris. Foto: Divulgação.
A Citrosuco, maior produtora de suco de laranja do mundo, contou com apoio da Brasoftware para implementar o pacote Office 365, da Microsoft.
O objetivo da empresa é otimizar as funções de seu departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), responsável por inspecionar as quatro unidades fabris da empresa e estabelecer ações preventivas para neutralizar possíveis acidentes.
Para desempenhar a atividade, era necessário que o departamento se deslocasse por todas as áreas de operação da companhia para preencher formulários para captação de dados de forma manual.
"Nós realizamos um estudo para verificar quais funções poderiam ser aprimoradas com a adoção de uma solução como o Office 365. Identificados esses processos, mapeamos as ações e apresentamos as tecnologias que poderiam otimizar tempo, automatizando processo e comunicação, gerando dados muito mais detalhados e com mais agilidade ", comenta Eduardo Sukarie, diretor comercial da Brasoftware.
Murilo Mestriner, analista de Tecnologia da Informação da Citrosuco, destaca que antes da mudança havia a dificuldade da área em coletar as informações, centralizá-las e então consolidá-las em seus relatórios mensais para a diretoria, pois era necessário que os arquivos fossem digitalizados manualmente.
"Nesse cenário, a utilização do Kaizala e do Power BI [que fazem parte do Office 365] se provou a melhor solução, uma vez que uma das funcionalidades era a criação e a publicação de formulários dinâmicos. Além disso, a aplicação tem como foco principal as pessoas que estão sempre se deslocando, ou seja, o usuário tem uma ferramenta de trabalho em seu smartphone, podendo exportar os dados coletados para a sua máquina", declara.
Com a adoção da tecnologia, mais de 250 usuários do grupo de inspeção do SMMA foram inseridos na ação principal da área.
"Anteriormente, apenas 50 funcionários de todo o núcleo de SSMA conseguiam se deslocar para colher esses dados, contudo, após a implementação do Kaizala, mais colaboradores do núcleo puderam aderir à função. O engajamento dos nossos usuários aumentou 55% após o plano de adoção desenvolvido pela Brasoftware. Em cinco meses, tivemos 3703 formulários respondidos", relata Mestriner.
Após a implementação da ferramenta, a fornecedora de tecnologia também promoveu, durante três meses, treinamentos divididos em cinco turmas de 50 pessoas para os funcionários da Citrosuco.
Em um dos dias do treinamento, a produtora de suco também contou com o apoio da Brasoftware na realização do IT Experience, evento onde os mais de 500 colaboradores tiveram a oportunidade de ter contato com as ferramentas disponíveis no Office 365.
"Nós tomamos conhecimento da necessidade da Citrosuco que, além da aplicação, precisava de pessoas que pudessem executá-la. Desse modo, buscamos dar autonomia aos colaboradores para que o uso das aplicações, assim como o desenvolvimento de novos recursos, fossem feitos de maneira muito simples, proprietária de com a agilidade que uma operação como a da Citrosuco precisa", conta Sukarie.
Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia tem clientes como BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, UOL e Senai-SP.