VELOCIDADE

Claro: 5G DSS chega a 12 novas cidades 1i366

Até o final do ano, operadora deve levar a tecnologia a todas as regiões do país. 154v5s

05 de novembro de 2020 - 09:57
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A Claro anunciou a chegada de sua rede 5G, que utiliza a tecnologia Dynamic Spectrum Sharing (DSS), ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro, a 12 novas cidades até o final do ano.

No Sudeste, a conexão chega às cidades paulistas de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos, Campinas e Santos. No Centro-Oeste, as contempladas serão Brasília e Goiânia. Na região Norte, Belém e Manaus. No Nordeste, será São Luiz e, no Sul, Porto Alegre.

Segundo o site Mobile Time, a tecnologia deve chegar aos poucos, em alguns bairros dessas cidades, assim como acontece desde julho nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde a velocidade pode chegar a 400 Mbps.

A Claro aponta que os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura 5G DSS levam em conta fatores como a demanda de tráfego de dados atual e futura, além da penetração de smartphones de última geração no mercado. 

“Escolhemos as cidades com maior uso e alta densidade de tráfego”, afirmou Fábio Maeda, diretor de inovação e serviços digitais da Claro, durante uma live da companhia.

Até o momento, clientes da Claro com um smartphone compatível com a tecnologia 5G podem usufruir da navegação na rede de quinta geração caso estejam em um lugar que já tenha a rede adaptada, sem adicional de custo ou aumento de tarifa.

Ainda de acordo com a publicação, a operadora e a Apple estão conduzindo testes de homologação para que o iPhone 12 funcione no 5G DSS assim que comece e a ser vendido no Brasil.

A Claro foi a primeira operadora a anunciar a rede 5G DSS no Brasil, no início de julho, e já conta com as empresas Nokia, Ericsson, Huawei, além das fabricantes de smartphones Motorola e Samsung, para a implementação.

Cerca de uma semana depois, a TIM anunciou o lançamento do serviço para o mês de setembro, tendo as empresas Ericsson, Huawei e Nokia como fornecedoras em três cidades do país.

Os municípios escolhidos foram Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Itajubá, em Minas Gerais, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul — três cidades com uma população estimada semelhante, cerca de 96 mil habitantes.

No mesmo mês, a Vivo anunciou o lançamento de sua rede 5G DSS, com o aparelho Motorola Edge, em oito capitais brasileiras: São Paulo, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte.

Em outubro, a Oi iniciou a operação comercial de sua rede 5G no Plano Piloto de Brasília, com rede de 460 km² de extensão que abrange 80% da capital. 

Leia mais 6z23s

CONEXÃO

Oi inicia operação piloto do 5G DSS em Brasília 2d6w3c

Há 1689 dias
EDGE

CLM compra 1° servidor de borda Lenovo na AL 1u5v5s

Há 1727 dias
VELOCIDADE

Vivo promete 5G DSS ainda em julho 2n2b26

Há 1773 dias
CONEXÃO

TIM anuncia 5G DSS para setembro o1i5u

CONEXÃO

Claro anuncia chegada de 5G DSS 1y4271

RESPOSTA

Huawei se defende da ameaça de Bolsonaro 5p154z

CONEXÃO

Oi expande fibra ótica no Sul e Centro-Oeste 4073f

TELECOM

TIM expande fibra óptica 2e5l3

ESPERA

5G deve chegar só em 2022 4u4j3a

EDUCAÇÃO

PASB implanta Adobe Sign com Brasoftware 1b1s6t