.jpg?w=730)
Foto: divulgação.
A Claro anunciou a chegada de sua rede 5G, que utiliza a tecnologia Dynamic Spectrum Sharing (DSS), ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro, a 12 novas cidades até o final do ano.
No Sudeste, a conexão chega às cidades paulistas de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos, Campinas e Santos. No Centro-Oeste, as contempladas serão Brasília e Goiânia. Na região Norte, Belém e Manaus. No Nordeste, será São Luiz e, no Sul, Porto Alegre.
Segundo o site Mobile Time, a tecnologia deve chegar aos poucos, em alguns bairros dessas cidades, assim como acontece desde julho nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde a velocidade pode chegar a 400 Mbps.
A Claro aponta que os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura 5G DSS levam em conta fatores como a demanda de tráfego de dados atual e futura, além da penetração de smartphones de última geração no mercado.
“Escolhemos as cidades com maior uso e alta densidade de tráfego”, afirmou Fábio Maeda, diretor de inovação e serviços digitais da Claro, durante uma live da companhia.
Até o momento, clientes da Claro com um smartphone compatível com a tecnologia 5G podem usufruir da navegação na rede de quinta geração caso estejam em um lugar que já tenha a rede adaptada, sem adicional de custo ou aumento de tarifa.
Ainda de acordo com a publicação, a operadora e a Apple estão conduzindo testes de homologação para que o iPhone 12 funcione no 5G DSS assim que comece e a ser vendido no Brasil.
A Claro foi a primeira operadora a anunciar a rede 5G DSS no Brasil, no início de julho, e já conta com as empresas Nokia, Ericsson, Huawei, além das fabricantes de smartphones Motorola e Samsung, para a implementação.
Cerca de uma semana depois, a TIM anunciou o lançamento do serviço para o mês de setembro, tendo as empresas Ericsson, Huawei e Nokia como fornecedoras em três cidades do país.
Os municípios escolhidos foram Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Itajubá, em Minas Gerais, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul — três cidades com uma população estimada semelhante, cerca de 96 mil habitantes.
No mesmo mês, a Vivo anunciou o lançamento de sua rede 5G DSS, com o aparelho Motorola Edge, em oito capitais brasileiras: São Paulo, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte.
Em outubro, a Oi iniciou a operação comercial de sua rede 5G no Plano Piloto de Brasília, com rede de 460 km² de extensão que abrange 80% da capital.