
A operadora Claro anunciou nessa quinta-feira, 15, que já capacitou toda a sua rede para o 3G+, termo para denominar de forma mais simples a tecnologia HSPA+ (High Speed Packet Access).
A tecnologia permite atingir velocidades de navegação até três vezes superior a obtida atualmente.
Na prática, é considerada um meio termo entre o 3G e o 4G.
Segundo a operadora, todos os clientes 3G da operadora que possuem aparelho compatível am, automaticamente, a utilizar a rede 3G+ sem nenhum custo adicional.
O recurso está disponível em mais de 700 municípios.
“Temos a maior cobertura nacional 3G+. Nossos clientes poderão ar a internet a uma velocidade média inicial de até 3 Mbps sem ter que pagar promocionalmente nada mais”, promete Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado da Claro.
A adaptação para a tecnologia 3G+ exigiu a atualização de software e hardware na rede da empresa.
Conforme a operadora, a cobertura 3G+ estará disponível também para os clientes que optarem pela oferta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
Até 2012, serão investidos mais de R$ 3,5 bilhões em ações de melhoria.
Juntas, todas as empresas do grupo América Móvil – Claro, Embratel e Net – farão R$ 10 bilhões em investimentos na ampliação de rede e na conquista de novos mercados.
Na Claro, o volume de dados aumentou mais de 40% em comparação a 2010. Por isto, além do investimento no 3G+, a operadora está focando fortemente em infraestrutura, construindo uma rede de o totalmente IP, com mais de 8.500 roteadores e fibra ótica como meio de transporte prioritário.
Além da Claro, a Vivo já anunciou a disponibilidade da tecnologia 3G+ aos clientes. A Oi também já comunicou que está preparando a infraestrutura da rede para ar o padrão.
Em setembro, a TIM prometeu a tecnologia para São Paulo até dezembro.