
Michael Bernstein, Chief Technology Officer (CTO) e cofundador da Clicksign. Foto: Divulgação
A Clicksign, empresa paulistana especializada em s eletrônicas, acaba de receber a certificação ISO 27001, que corresponde às diretrizes para o gerenciamento de segurança da informação.
Segundo a companhia, a Clicksign é a primeira do segmento a conquistar o selo.
O processo para receber a ISO 270001 iniciou em 2020, após a empresa estruturar uma área de segurança da informação voltada para o atendimento integral dos requisitos da certificação.
De acordo com Michael Bernstein, Chief Technology Officer (CTO) e cofundador da Clicksign, o crescimento da companhia na pandemia de Covid-19 e a intensa demanda das organizações pela digitalização também foram decisivos para que o processo da certificação iniciasse.
"Oferecemos soluções tecnológicas e sempre tivemos a segurança de dados e informações como pilar essencial. Nossos materiais internos já seguiam as práticas da ISO, mas foi em 2020 que iniciamos a solicitação", explica Bernstein.
A ISO 27001 é uma norma internacional criada pela International Standardization Organization (ISO) e descreve como gerenciar a segurança da informação em uma organização, além de especificar as melhores práticas de gerenciamento de riscos. Sua versão mais recente foi publicada em 2013.
Entre os requisitos para obtê-la, está a definição de controles de segurança relacionados ao contexto da organização: a gestão de ativos e seus riscos, a segurança física e de suas operações, plano de tratamento de riscos e continuidade de negócios, além de treinamentos de conscientização para toda a equipe.
No Brasil, 148 empresas foram certificadas até 31 de dezembro de 2020, conforme a última pesquisa oficial da ISO.
Fundada em 2011, a Clicksign tem mais de 20 milhões de documentos assinados via plataforma, 30 mil clientes atendidos e 10 tipos de autenticações, como Token via e-mail e Pix.
Seu portfólio conta com empresas como Itaú, Porto Seguro, BTG Pactual, Exact Sales e Creditas.
A companhia já foi acelerada por fundos como Astella, Redpoint Eventures e Harvard Business School.