E-LEARNING

Codeacademy lança versão em português 4u6l

Há cursos de HTML e CSS, jQuery, JavaScript, PHP, Python e Ruby, todos em português.  151w49

23 de maio de 2014 - 16:13
Plataforma oferecer cursos em HTML. Foto: flickr.com/photos/riebart

Plataforma oferecer cursos em HTML. Foto: flickr.com/photos/riebart

A plataforma online que ensina programação, Codeacademy lançou nessa quinta-feira, 22 sua versão em português.

Por lá, a maioria dos os estão disponíveis no idioma português, incluindo instruções, exercícios e explicações.  Apenas os alertas de compartilhamentos seguem aparecendo em inglês, além dos códigos, que precisam seguir o idioma. A informação é do Olhar Digital.

O trabalho de tradução foi feito em parceria com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos com foco em aprendizado e inovação. O site também está disponível em francês e espanhol.

A Codecademy é uma plataforma que ensina padrões básicos de programação e as principais linguagens, como HTML, CSS e JavaScript através de um método interativo e divertido, adotando conceitos da chamada 'gamificação' como a distribuição de badges ao final de cada lição e outras estratégias de engajamento.

Há cursos de HTML e CSS, jQuery, JavaScript, PHP, Python e Ruby, todos em português. Também há projetos no mínimo interessantes, como criar sua própria galáxia usando HTML e CSS, e tutoriais para aprender a ar informações usando as APIs do Twitter, YouTube, SkyDrive, entre outros serviços (no entanto, eles ainda estão em inglês).

Uma outra opção de e-learning é o Code.org no qual os participantes são introduzidos a conceitos básicos de programação por meio de blocos que simulam comandos por meio de um site. A iniciativa conta com depoimentos do presidente Barack Obama e de bilionários do setor de tecnologia como Bill Gates e Mark Zuckerberg, que se dispam inclusive a explicar comandos básicos em vídeos de divulgação.

Em uma versão brasileira, está o Ano do Código, liderada pela Locaweb, também apoiam a iniciativa o Grupo de Usuários Java, o centros de treinamento Alura, a consultoria  Code Miner, a editora de livros Casa do Código e a Globo.com.

Tais iniciativas tem uma missão em comum: tornar programação um interesse de massa por aqui. Afinal, estimativas apontam que há 200 mil vagas não preenchidas no Brasil por falta de profissionais.

Leia mais 6z23s

CALOR

Totvs libera bermudas 1i1849

Há 4126 dias
CASE

Veja como a Sonda levou a Gol 5p6v71

Há 4120 dias
COMPRANDO

Google investe em startup de senhas sonoras 2m2o1b

Há 4113 dias
INICIATIVAS

Ano do Código x Code.org 4z1u61

TURISMO

Aplicativo para tour no Maracanã s3h6v

CODEFREELAS

Plataforma online foca freelancers 1z6r2t

JAVA

Oracle vence Google na justiça 3b5n4l

GESTÃO

Startup cria simulador de istração 502c6z